O Metrô de São Paulo divulgou imagens da montagem da passarela de dois andares da futura estação Campo Belo, da Linha 17-Ouro do monotrilho. A passarela permitirá a conexão da estação com a Avenida Jornalista Roberto Marinho e a Linha 5-Lilás do metrô.
Com um design moderno e funcional, a passarela possui 220 toneladas, 29,5 metros de comprimento e 10 metros de largura e altura interna. Sua montagem foi realizada em fases, com a primeira etapa ocorrendo entre os dias 27 e 30 de setembro. Durante esse período, a parte inferior da estrutura, com 70 toneladas, foi içada e instalada com o auxílio de um guindaste de 450 toneladas.
A instalação da passarela exigiu um planejamento minucioso e a utilização de equipamentos de alta tecnologia. A interdição temporária de faixas da Avenida Jornalista Roberto Marinho durante o içamento da estrutura foi necessária para garantir a segurança de todos os envolvidos. No entanto, a Companhia do Metrô e a CET trabalharam em conjunto para minimizar os impactos no trânsito.
O processo contou com um guindaste de 450 toneladas para içar a estrutura, garantindo a montagem segura e eficiente da nova passarela que integrará os modais e oferecerá maior acessibilidade e conectividade para os passageiros.
A estrutura tem um design único e inovador, com dois níveis. Enquanto um deles será destinado exclusivamente à integração gratuita entre as linhas 17-Ouro e 5-Lilás, o outro funcionará como uma passarela convencional, garantindo a travessia de pedestres segura sob a Avenida Jornalista Roberto Marinho e servindo como entrada para novos passageiros na estação.
*Com informações do Via Trolebus