O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, realizou nesta terça-feira (1º de outubro) uma vistoria técnica no Pátio Água Espraiada, na zona sul da capital, para acompanhar o primeiro trem dos 14 encomendados para a Linha 17-Ouro do monotrilho, que irá conectar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos da cidade. Com a etapa de montagem concluída, o Metrô de São Paulo inicia a fase de testes do trem, visando a operação a partir de 2026.
Segundo Tarcísio, o empreendimento segue o cronograma, com avanço nas obras civis e nos trabalhos dos terminais. Em janeiro, o trem será colocado em funcionamento para a fase de testes, que faz parte do protocolo de comissionamento para garantir a certificação de segurança.
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Testes do trem
A etapa de testes começa com testes estáticos para checar todos os sistemas do trem e a conformidade dos equipamentos com os requisitos do projeto. Posteriormente, serão realizados testes dinâmicos no Pátio Água Espraiada para avaliar a circulação do trem em diferentes condições.
Os testes na via fora do pátio estão previstos para janeiro de 2025, verificando a funcionalidade e o desempenho dos sistemas elétricos, de segurança e a circulação do trem em baixa velocidade, além de realizar testes de engate e desacoplamento entre composições.
Primeiro trem da Linha 17-Ouro
O primeiro trem chegou ao Pátio Água Espraiada em setembro de 2024, vindo da China, após 40 dias de navegação. A segunda composição deve chegar ainda em 2024, e os outros 12 ao longo de 2025. Os trens foram adquiridos da BYD Skyrail e projetados exclusivamente para a Linha 17-Ouro.
O trem conta com operação automática (UTO), utilizando o Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e o sistema de sinalização CBTC, que permite a aproximação dos trens e a redução do intervalo de circulação. Cada trem é formado por cinco carros, com capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficientes.
Os trens possuem ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de combate a incêndio e comunicação audiovisual aos passageiros. A composição mede 60,8 metros de comprimento e tem janelas panorâmicas para melhorar a visualização dos passageiros durante o trajeto.
Linha 17-Ouro
A Linha 17-Ouro, com previsão de operação em 2026, será o segundo monotrilho de São Paulo, contando com 6,7 km de extensão operacional e capacidade para transportar 90 mil passageiros diariamente. A linha conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração também à Linha 5-Lilás.
Serão ao todo 8 novas estações: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.