A estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, terá 65,71 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de mais de 20 andares, tornando-se a mais profunda da América Latina. O recorde atual pertence à estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, com 41,5 metros de profundidade. Atualmente, a construção está 48% concluída. Este projeto é uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo de São Paulo e a Concessionária Linha Uni.
Com 15,3 quilômetros de extensão, a Linha 6-Laranja contará com 15 estações, conectando a Brasilândia, na zona norte de São Paulo, à Estação São Joaquim, no centro da cidade. Sete das estações terão uma profundidade igual ou superior a 45 metros. Segundo o professor doutor Pedro Wellington Teixeira, da Escola Politécnica da USP, o controle da água no subsolo e o acompanhamento contínuo da obra são alguns dos maiores desafios das escavações subterrâneas.
O coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP) da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), Jelson Sayeg, explica que duas condições principais determinaram a profundidade da Linha 6: a necessidade de passar por baixo do Rio Tietê e do túnel da Linha 4. Com isso, a estação Itaberaba atingirá a maior profundidade do continente, garantindo uma operação eficiente e segura.
A construção da Linha 6-Laranja é quase toda subterrânea, utilizando métodos como as tuneladoras (TBM), o Novo Método Austríaco de Túnel Mineiro (NATM) e a vala a céu aberto (VAC). Esses métodos combinam tecnologia de ponta e soluções de engenharia para garantir a segurança nas obras.
A entrega do primeiro trecho da linha, que irá da Estação Brasilândia até Perdizes, está prevista para o segundo semestre de 2026. Considerada uma das maiores obras de infraestrutura e mobilidade da América Latina, a Linha 6-Laranja é construída pelo grupo espanhol Acciona e será operada pela Linha Uni por 19 anos.