VLT realiza primeiros testes no Centro de Santos; obras estão em fase final

Na madrugada desta sexta-feira (20), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegou ao Centro de Santos para realizar os primeiros testes no segundo trecho, que liga a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o VLT percorreu parte do trajeto entre 0h e 4h, passando pela Praça e pela Rua Amador Bueno.

A composição percorreu os oito quilômetros da nova linha, partindo da conexão com a Linha 1, no cruzamento da Rua Campos Melo com a Avenida Afonso Pena. No entanto, a movimentação prevista entre 11h e 15h desta sexta foi cancelada devido à necessidade de ajustes identificados nos testes realizados na madrugada.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • De acordo com a EMTU, não há previsão de novos deslocamentos até que esses ajustes sejam concluídos. Os testes, iniciados no último dia 9, seguem em andamento e incluem verificações nas vias, redes aéreas e eletrificação.

    Obras em fase final

    As obras do VLT em Santos estão na fase de conclusão, com os últimos trabalhos de pavimentação, ajustes na rede aérea, e a instalação de piso e vidros nas estações. Parte das estações já recebeu identidade visual, mapas indicativos e mobiliário para passageiros.

    No cruzamento da Rua João Pessoa com a Avenida Conselheiro Nébias, foram finalizados serviços na via permanente, e a execução da rede de drenagem está em andamento. Uma interdição parcial na Rua Bittencourt para a conexão da rede de drenagem será definida conforme as condições climáticas.

    Segundo trecho do VLT

    Com oito quilômetros e 12 pontos de embarque, o segundo trecho do VLT conectará o ramal Barreiros-Porto ao Valongo, somando-se aos 11,5 km do primeiro trecho. A expectativa é que 35 mil passageiros diários utilizem o novo trecho, com previsão de funcionamento a partir do primeiro semestre de 2025.

    Publicado por @emtu.oficial
    Ver no Threads