A frente fria que afetou o estado de São Paulo já se afastou, e, a partir desta sexta-feira (20), as temperaturas começam a subir novamente, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do estado. Na capital, a máxima deve chegar a 31°C, enquanto em Ribeirão Preto o calor será mais intenso, com a máxima atingindo 37°C.
Embora a umidade relativa do ar permaneça em níveis mais baixos, a presença de água na atmosfera deixará os índices mais amenos em comparação com as últimas semanas.
No sábado (21) e domingo (22), há previsão de pancadas de chuva isoladas nos municípios da faixa leste, Vale do Ribeira e Litoral Paulista, causadas por um sistema meteorológico na costa. Nas regiões Norte, Oeste e Centro, a chuva será fraca e não atingirá todas as cidades.
Aumento do risco de queimadas
O cenário de tempo seco aumenta o risco de queimadas, especialmente nas regiões onde o tempo seco predomina. As temperaturas máximas variam entre 33°C em Franca, 36°C em Bauru e Presidente Prudente, 37°C em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, e 38°C em Araçatuba. A umidade relativa do ar mínima nesses locais varia entre 39% em Franca e 24% em Bauru.
Mobilização no combate às queimadas
Atualmente, dois municípios de São Paulo registram incêndios ativos, uma redução significativa em relação à sexta-feira passada, quando eram 17 cidades. A operação de combate conta com o uso de 20 aeronaves e a chegada da frente fria, o que contribuiu para a redução das queimadas.
As equipes permanecem mobilizadas e equipamentos estão estrategicamente posicionados. Vistorias e medidas de prevenção continuam em áreas de maior risco.
Atenção da população
A população deve continuar colaborando para evitar queimadas. Com a elevação das temperaturas, cuidados como não queimar lixo, soltar balões ou jogar bitucas de cigarro são essenciais. Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.