Tatuzões da Linha 6-Laranja já escavaram mais de 10 km de túneis em São Paulo

Foto: Divulgação

As tuneladoras da Linha 6-Laranja, popularmente conhecidas como “tatuzões”, já concluíram a escavação de mais de 10 km de túneis, conectando 10 das 15 estações planejadas para a linha que ligará a zona norte ao centro da cidade de São Paulo. O trajeto inicia na Estação Brasilândia e termina na Estação São Joaquim (conexão com a Linha 1-Azul), com integrações nas estações Água Branca (Linha 7-Rubi) e Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela).

Progresso das Obras

Segundo a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP), ligada à Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), até agosto, 55,4% das obras da Linha 6-Laranja já foram concluídas. Esta linha é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo de São Paulo e a concessionária Linha Universidade (Linha Uni). A linha terá 15,3 km de extensão e promete reduzir para 23 minutos um trajeto que atualmente é realizado em cerca de 1h30 de ônibus. Com previsão de transporte diário de mais de 630 mil passageiros, a linha deve começar a operar em 2026 e a obra completa será entregue em 2027.

O secretário executivo da SPI, André Isper Rodrigues Barnarbé, destacou a importância do projeto, afirmando que a linha trará mais conforto, qualidade e segurança para a população, além de melhorar a mobilidade urbana em São Paulo.

Progresso das Estações

A Estação Santa Marina, no bairro Água Branca, é a mais adiantada, com 67,8% das obras concluídas. A estação terá três acessos para os moradores da região e estará localizada a 28 metros de profundidade. Outras estações que já ultrapassaram a metade das obras incluem Brasilândia (63,1%), João Paulo I (56,4%), Freguesia do Ó (51,6%), Água Branca (65%), Sesc Pompeia (53,5%), Perdizes (66,6%) e Itaberaba-Hospital Vila Penteado (48,1%). Todas estão previstas para serem concluídas até 2026.

Linha das Universidades e Investimentos

A Linha 6-Laranja também é conhecida como a “Linha das Universidades” devido à sua proximidade com diversas instituições de ensino, como PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, Unip, Uninove e outras. Com um investimento total de mais de R$ 19,1 bilhões, o projeto é uma das maiores obras de mobilidade urbana da América Latina e está sendo construído pelo grupo espanhol Acciona. Após a finalização, a Linha Uni operará o serviço por um período de 19 anos.

Além do benefício para a mobilidade, a construção da linha está gerando impactos positivos na economia, com a criação de 9 mil empregos durante o período de construção. Até o momento, mais de 5 mil profissionais já foram contratados diretamente e indiretamente.

SP nos Trilhos

A Linha 6-Laranja faz parte do programa SP nos Trilhos, do Governo de São Paulo, que visa a expansão do transporte de passageiros por linha férrea no estado, incluindo projetos de trens intercidades (TICs), trens metropolitanos, metrô e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). O programa busca fomentar o uso da malha ferroviária existente e promover um transporte mais eficiente, seguro e sustentável para os paulistas. Atualmente, o SP nos Trilhos contempla mais de 40 empreendimentos, com investimentos superiores a R$ 190 bilhões e mais de 1.000 km de malha férrea.

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