O transporte do primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que veio da China, terá início às 18h deste sábado (7), saindo de Santos em direção à capital paulista. A composição será transportada em carretas especiais até o Pátio Água Espraiada, na zona sul de São Paulo, onde está prevista a chegada às 6h de domingo (8).
Logística do transporte
O trem, composto por cinco carros (vagões), será dividido em várias partes para o transporte. Cinco carretas transportarão os vagões, cada um pesando 16 toneladas. Além disso, outras três carretas carregarão os gangways (estruturas de conexão entre os vagões). No total, o comboio percorrerá 70 quilômetros desde o Porto de Santos até São Paulo.
A operação de transporte envolverá 40 profissionais, incluindo motoristas, gestores, policiais e agentes de trânsito. As carretas, com 30 metros de comprimento e mais de cinco metros de altura, farão a subida da Serra do Mar com o apoio da concessionária responsável pela Rodovia dos Imigrantes. Ao entrar em São Paulo, a operação contará com a ajuda de agentes municipais de trânsito.
Montagem e testes
Após a chegada no Pátio Água Espraiada, o processo de montagem do trem terá início e pode levar até 30 dias. Em seguida, começarão os testes estáticos e dinâmicos nas vias já construídas. Ao todo, o Metrô adquiriu 14 trens da empresa chinesa BYD. A segunda composição está prevista para ser enviada ainda neste ano, com o restante chegando ao longo de 2025.
Linha 17-Ouro: Atualizações das Obras
A construção da Linha 17-Ouro foi retomada em setembro do ano passado, com mais de mil trabalhadores envolvidos. As vigas da via de operação já foram lançadas e outras partes importantes da infraestrutura, como o Pátio Água Espraiada e as portas de plataforma da Estação Vereador José Diniz, estão em andamento.
A linha, que ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, tem previsão de conclusão da obra bruta até o final de 2025, com a abertura para operação planejada para 2026.