As obras de ampliação da estação São Joaquim, que integrará as Linhas 1-Azul e 6-Laranja do Metrô, estão avançando e têm previsão de conclusão para 2026. A estação, inaugurada em 1975, passará por uma grande requalificação para acomodar o aumento no fluxo de passageiros, que deverá quadruplicar, saltando de 50 mil para 200 mil passageiros por dia.
Para atender a essa demanda crescente, a área da estação será expandida de 6 mil para 9 mil metros quadrados, proporcionando mais espaço e conforto para os usuários.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Obras da Linha 6-Laranja
A expansão da Estação São Joaquim está sendo realizada em paralelo com as obras da Linha 6-Laranja, que estão a cargo da concessionária Linha Uni. A estação já ultrapassou 40% de conclusão, e o poço da linha, com 54 metros de profundidade, é um dos mais profundos de São Paulo. O tatuzão, que realiza a escavação, deve atingir a área da estação entre 2024 e 2025. No momento, o maquinário está na região de Higienópolis.
*Com informações do Via Trolebus