Trabalhadores do sindicato das autoescolas realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (23) na Ponte Estaiada, em São Paulo, contra as mudanças propostas pelo Governo Federal que pretendem acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para quem quer tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O protesto bloqueou duas faixas da via na região do Brooklin, no sentido da Avenida Jornalista Roberto Marinho, conforme mostraram imagens da TV Globo às 11h54. Os demais veículos conseguiam trafegar pela faixa da esquerda.
O setor afirma que as alterações propostas representam risco à segurança no trânsito. Além disso, ameaçam o emprego de mais de 300 mil instrutores em todo o Brasil. O sindicato também reivindica participação efetiva nas discussões sobre o tema. Segundo o Governo Federal, as mudanças buscam reduzir a burocracia e os custos do processo de habilitação. Atualmente, milhares de motoristas dirigem sem CNH devido ao valor elevado para obter o documento.
A consulta pública aberta pelo Ministério dos Transportes teve início no começo de outubro e segue até 5 de novembro. De acordo com o governo, milhares de sugestões já foram enviadas, e o objetivo é encontrar um equilíbrio entre acessibilidade e segurança nas regras para a obtenção da primeira habilitação.
Trânsito na Ponte Estaiada
Veja como está o trânsito agora: