Metrô de São Paulo avança com licença ambiental para a Linha 20-Rosa e ampliação da Linha 2-Verde

Túnel por onda passam os trens de uma linha metroviária em São Paulo (Foto: Igor Roberto/Grupo PLN)

Um marco importante para a expansão do metrô em São Paulo foi alcançado com a concessão de Licenças Ambientais Prévias (LPs) pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A licença, emitida no dia 26 de setembro, autoriza o início das obras da Linha 20-Rosa, que conectará a capital paulista ao ABC, e a ampliação da Linha 2-Verde.

A Linha 20-Rosa terá 32,6 km de extensão e 24 estações, ligando a Estação Santa Marina, em São Paulo, à cidade de Santo André. A obra, que deve levar cerca de oito anos para ser concluída, proporcionará uma nova opção de transporte para milhões de pessoas que residem na região.

Já a Linha 2-Verde terá seu trajeto estendido, com a construção de novas estações entre Vila Madalena e Cerro Corá. Essa expansão visa atender à crescente demanda por transporte público na região oeste da capital.

A LP é a primeira etapa do processo de licenciamento ambiental e atesta a viabilidade ambiental do projeto. Com essa licença, o Metrô pode dar início aos estudos de detalhamento do projeto e às negociações para a aquisição dos terrenos necessários para a construção das obras.

Com a obtenção da licença ambiental, o próximo passo é a realização de um leilão para a contratação das empresas responsáveis pela construção da Linha 20-Rosa. A previsão é que o leilão ocorra em 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *