Governo de SP inicia nova operação de bombeamento para melhorar circulação no Rio Pinheiros

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da SP Águas e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), inicia nesta sexta-feira (27) uma nova operação de bombeamento no Rio Pinheiros com o objetivo de melhorar a circulação da água e contribuir para a revitalização do canal e a redução das algas. A operação será realizada diariamente das 6h às 18h até o próximo domingo (29 de setembro).

O estado enfrenta um período intenso de estiagem, o que resultou na diminuição da vazão dos rios afluentes do Pinheiros. Essa situação favorece o processo de eutrofização, caracterizado pela proliferação de algas devido ao acúmulo de nutrientes e à falta de circulação de água no canal.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Nos dias 10 e 11 de setembro, as primeiras operações de bombeamento ajudaram a melhorar as condições do trecho inferior do rio, especialmente entre a Estrutura de Retiro (próxima ao Cebolão) e as proximidades do Clube Pequeninos do Jockey (Ponte Cidade Jardim), com redução visível na quantidade de algas.

    Embora as chuvas da semana passada tenham melhorado temporariamente a situação, a recente volta da estiagem provocou o reaparecimento das algas e o esverdeamento da água. Segundo Anderson Esteves, superintendente da SP Águas, a operação de bombeamento visa simular o efeito natural da chuva e do movimento da água, essenciais para mitigar a eutrofização.

    O Rio Pinheiros é dividido em dois canais: o Superior, que vai da Usina de Pedreira (perto da Represa Billings) até a Usina São Paulo (Vila Olímpia), e o Inferior, que se estende da Usina São Paulo até o encontro com o Rio Tietê, na Estrutura de Retiro. O bombeamento é fundamental para melhorar a circulação nesses trechos e ajudar a revitalizar o rio, que sofre com o baixo fluxo de água devido à pouca declividade natural do canal.

    Deixe um comentário