Detran-SP autua 33 motoristas durante operação direção segura integrada na Capital

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) autuou 33 motoristas durante a Operação Direção Segura Integrada (ODSI), realizada na última sexta-feira (30/8) na Zona Oeste da capital paulista. A operação, que tem como objetivo reduzir e prevenir acidentes causados pelo consumo de álcool ao volante, abordou 564 veículos nas Avenidas Lineu de Paula Machado e Francisco Morato. A iniciativa contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Durante a fiscalização, 33 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro, o que, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado uma infração gravíssima. Tanto dirigir sob efeito de álcool, com índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, quanto recusar o teste, resultam em uma multa de R$ 2.934,70 e na suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa é dobrada para R$ 5.869,40.

Além disso, se o motorista for flagrado novamente dirigindo sob efeito de álcool durante o período de suspensão da CNH, ele poderá ter seu direito de dirigir cassado, necessitando reiniciar todo o processo de habilitação após um período de 24 meses.

Os casos mais graves, onde o teste do bafômetro aponta índices a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar, são considerados crimes de trânsito. Os motoristas flagrados nesta situação são conduzidos ao distrito policial e, se condenados, além da multa e da suspensão da CNH, poderão enfrentar penas de seis meses a três anos de prisão, conforme previsto pela Lei Seca.

Fiscalizações em Todo o Estado

A ODSI da última semana foi realizada em 12 cidades do estado de São Paulo: Itatiba, Jaú, Mirassol, Presidente Venceslau, Taboão da Serra, Pariquera-Açu, Taubaté, Santa Bárbara d’Oeste, Bauru, Ribeirão Preto, Itapetininga e São Paulo (Zona Oeste). No total, 12.322 veículos foram fiscalizados, resultando em 312 autuações por alcoolemia, das quais 280 foram recusas ao teste do bafômetro e 32 por direção sob influência de álcool.

Em agosto, o Detran-SP fiscalizou 42.862 veículos em 57 operações realizadas em 45 cidades do estado. Essas operações resultaram em 1.395 autuações por alcoolemia, incluindo 1.317 recusas ao teste do bafômetro, 75 autuações por direção sob influência de álcool e três autuações por crime de trânsito.

Nos primeiros seis meses de 2024, o número de veículos fiscalizados pelo Detran-SP cresceu 99,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, com 201.298 veículos abordados. O aumento nas operações reflete o compromisso do órgão em coibir a perigosa combinação de álcool e direção, que continua a ser uma das principais causas de acidentes graves no trânsito.

Deixe um comentário