A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) republicou, na última sexta-feira (6), o edital de concessão do lote rodoviário Rota Sorocabana, que tem 460 quilômetros de extensão e atenderá 17 municípios. O investimento previsto é de R$ 8,8 bilhões, com leilão marcado para o dia 30 de outubro de 2024. A íntegra do documento pode ser acessada nos sites da agência e da Secretaria de Parcerias em Investimentos.
O comunicado referente à concorrência internacional apresenta uma lista de alterações nos documentos da licitação, incluindo edital, contrato e anexos. Entre as mudanças estão ajustes nos valores, redução da outorga variável para 2%, cronograma de obras, e os investimentos previstos, entre outros.
O projeto da Rota Sorocabana integra o Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e prevê investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. Os recursos serão aplicados em duplicações, implantação de faixas adicionais, marginais e ciclovias, construção de acessos e obras de infraestrutura viária, além da geração de 8,3 mil empregos diretos e indiretos.
As obras e investimentos beneficiarão 17 cidades: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista, e Votorantim.
Desconto e tarifa justa
A partir de abril de 2025, haverá redução nas tarifas cobradas dos usuários que trafegam nos trechos já concessionados (atual trecho da ViaOeste). Em média, os motoristas terão um desconto de 22% no valor do pedágio.
Além disso, a concessão prevê a implantação de pórticos do Sistema Automático Livre, conhecido como “free-flow“, em vez das tradicionais praças de pedágio. A instalação do free-flow permitirá que os valores das tarifas sejam reduzidos em até 50% em alguns trechos, beneficiando os usuários.
Também haverá o Desconto de Usuário Frequente (DUF) na Rota Sorocaba. Caso o motorista passe pelo mesmo trecho mais de dez vezes, terá uma redução de 10% no valor cobrado. A partir da 21ª passagem, a redução será de 20%. Além disso, aqueles que tiverem tags instaladas nos veículos terão um desconto de 5%.