Na tarde de quarta-feira, 31 de julho, um Fiat Uno com mais de R$ 1 milhão em multas foi apreendido em Campinas, interior de São Paulo. O veículo acumulou 939 multas, segundo informações da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), responsável pela disciplina do trânsito na cidade.
O Fiat Uno Vivace 1.0 estava cadastrado no sistema de monitoramento veicular e foi identificado pelas câmeras no cruzamento da avenida Francisco Glicério com a avenida Moraes Sales, uma das áreas mais movimentadas do centro de Campinas.
Por volta das 16h, uma equipe da Guarda Municipal (GM) abordou o veículo. Além das multas acumuladas, o licenciamento do carro estava atrasado desde 2019. O veículo foi guinchado e levado para o pátio da Emdec. O motorista, no entanto, foi liberado, já que se trata de uma infração administrativa, não criminal.
Histórico de Infrações
O Fiat Uno está registrado em nome de uma empresa. Entre as principais infrações estão:
- 481 multas: Por não identificação do condutor infrator, imposta à pessoa jurídica.
- 424 autuações: Por transitar em velocidade superior à máxima permitida.
- 34 autuações: Por avanço de sinal vermelho.
A Emdec, em colaboração com a GM, tem trabalhado para retirar das ruas veículos com altos valores em multas, visando desestimular a direção perigosa, identificar infratores recorrentes e reduzir acidentes.
“Na fiscalização, a Emdec identifica veículos infratores recorrentes através das câmeras de monitoramento e compartilha o banco de dados com a Guarda Municipal, que realiza a abordagem e apreensão”, explicou o órgão.
Procedimentos para Liberação
Para retirar o veículo do pátio, é necessário pagar todas as multas vencidas, taxas e despesas de remoção e estadia. A liberação está condicionada à regularização da documentação do veículo, apresentação da CNH ou RG do proprietário emitido há no máximo dez anos, e ao perfeito funcionamento dos equipamentos obrigatórios e de segurança.
Apesar das multas, o valor venal do Fiat Uno é de cerca de R$ 32 mil, segundo a GM.