A Prefeitura de São Paulo deu luz verde para o início das obras de implantação do primeiro trecho do BRT Radial Leste. A ordem de início foi emitida nesta quarta-feira, 28 de agosto, pela SPObras, empresa municipal ligada à Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb). O consórcio vencedor da licitação, composto pelas empresas FBS Construção, Construtora Augusto Velosso e Zetta Infraestrutura, tem um prazo de 18 meses para concluir o trecho 1, com término previsto para 21 de fevereiro de 2026.
O custo total das obras está estimado em R$ 108,8 milhões (R$ 108.876.607,23). No mesmo ato que autorizou o início das intervenções, a SPObras nomeou a arquiteta Valéria Rodrigues Cassemiro como gestora do contrato e o engenheiro Jonathan Sant’Ana dos Santos para fiscalizar os serviços.
BRT Radial Leste – Trecho 1
O primeiro trecho do BRT Radial Leste se estenderá por 2,8 km, desde o Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Professor Miguel Russiano, na região de Aricanduva. Este é apenas o começo de um corredor de 9,74 km, planejado para atender mais de 400 mil passageiros por dia quando totalmente concluído.
O BRT será construído com uma faixa exclusiva para ônibus à esquerda, em pavimento rígido (concreto), enquanto as demais faixas serão de pavimento flexível (asfalto). Para acelerar o embarque, as paradas de ônibus serão elevadas ao nível da entrada dos veículos e contarão com cobrança desembarcada (pagamento antecipado nas estações). Além disso, o corredor contará com sistemas inteligentes de gestão, semáforos inteligentes com preferência para ônibus e acessibilidade em toda a sua extensão, incluindo calçadas, travessias e ciclovia.
Expansão e Infraestrutura
Quando completo, o BRT Radial Leste terá três trechos:
- Trecho 01: Terminal Parque Dom Pedro II até Rua Almirante Brasil/Rua Professor Miguel Russiano (2,8 km).
- Trecho 02: Rua Almirante Brasil até Rua Armando Gardenghi (3,1 km).
- Trecho 03: Rua Armando Gardenghi até Rua Professor Miguel Russiano (3,84 km).
O corredor terá início no Terminal Parque Dom Pedro II, com os ônibus circulando sobre o viaduto Nakashima, seguindo pela Avenida Alcântara Machado (Radial Leste) e Rua Melo Freire, até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Avenida Conde de Frontim, e terminando na Rua Professor Miguel Russiano.
Processo de Licitação
O Consórcio Corredor Radial foi selecionado após um processo licitatório competitivo, em que outras duas propostas foram apresentadas:
- Lote 2: Consórcio BRT-Radial Leste I (TRIADE Pavimentação e Construções S.A./ ERA TÉCNICA Engenharia Construções e Serviços Ltda/ ALMEIDA SAPATA Engenharia e Construções Ltda) – R$ 141.725.840,08.
- Lote 3: Consórcio SEA Radial Leste I (SOUZA COMPEC Engenharia e Construções Ltda/ Construtora ETAMA Ltda/ ARVEK Técnica e Construções Ltda) – R$ 135.393.333,05.
O início das obras do BRT Radial Leste marca um importante passo na modernização da infraestrutura de transporte de São Paulo, com a promessa de melhorar a mobilidade urbana para milhares de paulistanos.