Prefeitura de São Paulo anuncia empresas selecionadas para estudos do VLT no Centro da cidade

Nesta sexta-feira, 23 de agosto de 2024, a Prefeitura de São Paulo divulgou a lista final das empresas que apresentarão estudos para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na região central da cidade. O projeto visa modernizar o transporte público com a introdução de um sistema de bondes modernos, previstos para circular a partir de 2027 ou 2028.

Oito empresas foram oficialmente selecionadas, apesar de o prefeito Ricardo Nunes ter mencionado anteriormente que seriam nove. Inicialmente, foram recebidas 10 propostas, mas duas empresas desistiram.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Com base nos estudos apresentados pelas empresas selecionadas, a prefeitura irá lançar um edital de licitação. A concessão do projeto será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).O projeto do VLT do Centro de São Paulo prevê a construção de duas linhas, cada uma com seis quilômetros de extensão e 27 paradas, das quais 13 estarão distribuídas em cada direção, com uma conexão entre as linhas. O sistema atenderá as regiões do Brás, Bom Retiro e Campos Elíseos, com um custo estimado entre R$ 3,5 bilhões e R$ 3,7 bilhões. A expectativa é que o VLT atenda a 134 mil passageiros por dia e se conecte com os BRTs, ônibus comuns e estações de metrô.As empresas selecionadas para a “elaboração de projetos, levantamentos e estudos de viabilidade técnica, operacional, econômico-financeira e jurídico-institucional” são:

  • Modera Engenharia LTDANova Engevix Engenharia e Projetos S.AGarín PartnersGlobal Ace Participações e InvestimentosBenvenuto Engenharia S/S LtdaErnst & Young Assessoria EmpresarialConsórcio SAM VLTAndrade Gutierrez Construções e Serviços S/A
  • As desistências foram das empresas:
  • Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente LtdaSener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas Ltda
  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário