A concessão do Lote Nova Raposo, que abrange a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre São Paulo e Cotia, trará significativas melhorias na mobilidade urbana e segurança viária. O projeto prevê a implementação de 43 quilômetros de vias marginais contínuas em ambos os sentidos da rodovia ao longo de todo o trecho urbano, com o objetivo de segregar o tráfego local do tráfego de longa distância, reduzindo assim os pontos de conflito e melhorando a fluidez do tráfego.
As novas vias marginais permitirão a reconfiguração da rodovia, criando uma separação mais clara entre os veículos que circulam localmente e aqueles que estão em trânsito de longa distância. Isso ajudará a diminuir os riscos de acidentes, especialmente nas áreas onde há grande movimentação de entrada e saída de veículos.
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Além disso, os pontos de ônibus serão realocados para locais mais seguros ao longo das vias marginais, em áreas com características mais urbanizadas. Também será implantada uma faixa exclusiva para transporte coletivo, desenvolvida em comum acordo com os municípios envolvidos, o que deverá melhorar o transporte público na região.
Melhorias Adicionais e Impacto Regional
A diretora da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), Raquel França Carneiro, destacou que os novos investimentos também facilitarão o deslocamento para outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo. O projeto inclui a construção de novas alças de ligação em interseções estratégicas, como na Avenida São Camilo (Granja Viana), Avenida Escola Politécnica, Rua Sylvio Lagreca e Avenida Benjamim Mansur. Além disso, a rodovia receberá iluminação nos trechos urbanos e será monitorada por câmeras com tecnologia de identificação automática de acidentes, aumentando ainda mais a segurança.
Na Rodovia Castello Branco (SP-280), também estão previstas novas alças de acesso, incluindo uma para Osasco. “Todas as intervenções na SP-270 foram pensadas para reduzir o número de acidentes e de óbitos, considerado o maior entre as rodovias estaduais que se conectam à capital”, acrescentou Raquel.
Sistema de Pedágio Free Flow e Benefícios Locais
As vias marginais contínuas também oferecerão uma alternativa sem pedágio para os motoristas que circulam dentro das cidades, uma vez que apenas as pistas expressas serão equipadas com pórticos de cobrança do sistema free flow. Nesse sistema, as tarifas serão cobradas apenas por quilômetro percorrido, garantindo maior justiça tarifária para os usuários.
Essa nova modelagem da concessão foi desenvolvida em parceria com as prefeituras das cidades envolvidas, que, após a conclusão das obras, serão responsáveis pela manutenção e adaptação das vias marginais, além de desenvolver políticas de mobilidade urbana para atender melhor a população local.