Na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, voos das companhias aéreas Gol e Azul foram cancelados no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, devido a interferências no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A companhia Latam também registrou atrasos em suas operações.
A Gol, em nota à TV Globo, informou que cancelou alguns voos de maneira pontual por conta das interferências no sinal de GPS. Embora não tenha divulgado o número exato de voos cancelados, a companhia afirmou que todos os clientes afetados estão sendo reacomodados em outros voos e recebendo as devidas assistências. A Gol destacou que todas as medidas foram tomadas com foco na segurança, seu principal valor.
A Azul confirmou o cancelamento dos voos AD4769 (Guarulhos-Cuiabá) e AD4157 (Cuiabá-Guarulhos) devido ao problema no sistema de GPS do aeroporto. A companhia também está reacomodando os passageiros afetados e prestando assistência conforme a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamentou os transtornos, mas ressaltou a necessidade de garantir a segurança das operações.
A Latam, por sua vez, informou que suas operações já haviam se normalizado, mas alguns voos sofreram atrasos na manhã desta quinta-feira devido a questões técnicas no aeroporto, fora do controle da companhia.
A concessionária GRU, responsável pelo aeroporto, confirmou que a intermitência no sistema de navegação (GNSS), específico para aeronaves, causou atrasos pontuais nas decolagens. Apesar disso, os sistemas do aeroporto e de navegação aérea continuam operando normalmente, com os planos de contingência acionados e equipes técnicas trabalhando para resolver o problema.
Passageiros que planejam voar hoje devem verificar o status de seus voos e estar preparados para possíveis atrasos ou reacomodações.