CPTM conclui instalação de cabine seccionadora de Utinga na Linha 10-Turquesa

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) concluiu nesta sexta-feira, 2 de agosto, a instalação da cabine seccionadora de energia de tração em Utinga, na Linha 10-Turquesa, localizada no município de Santo André. Esta instalação marca a conclusão do projeto inicial de reformas e construções previstas nos contratos de melhorias do Sistema de Energia de Tração.

Os contratos, denominados Siemens Norte-Sul (Linhas 7 e 10) e Siemens Leste (Linhas 11 e 12), incluíram a reforma de sete cabines seccionadoras, cinco subestações de tração, a implantação de seis novas cabines seccionadoras, a construção de uma nova subestação de tração, a ampliação de duas subestações de tração e a construção de uma nova linha de distribuição de energia em 34,5 Kv entre as subestações de Patriarca e Guaianases.

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No total, o projeto envolveu 21 instalações e a construção de 11 mil metros de linhas de transmissão, com um investimento aproximado de R$ 465 milhões (em valores atuais). A nova cabine seccionadora de Utinga, especificamente, recebeu um investimento de R$ 8,4 milhões.

As cabines seccionadoras de tração desempenham um papel crucial no reforço e na robustez do sistema de alimentação elétrica de tração nas linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM. Elas são responsáveis por interromper o fornecimento de energia em uma parte reduzida da linha de contato entre duas subestações, minimizando o impacto operacional e oferecendo maior flexibilidade durante falhas ou manutenções.

Além disso, essas cabines melhoram o fluxo de potência na rede aérea de tração, assegurando que as vias alimentadas em corrente contínua contribuam efetivamente para a alimentação dos trens.

A nova cabine de Utinga foi projetada seguindo o conceito de eletrocentro, promovendo inovação, padronização, redução de custos e de espaços físicos, além de diminuir o tempo de obra civil/instalação. Ela será operada de forma remota, sem a necessidade de operadores locais, com manobras, controle e supervisão realizados via telecontrole 4G, gerenciados pelo Centro de Controle Operacional da CPTM, no Brás.

Os equipamentos instalados na cabine são de última geração, desenvolvidos com tecnologias modernas de sistemas de tração, garantindo altos níveis de desempenho, confiabilidade e disponibilidade.

Marcelo Machado, Diretor de Engenharia, Obras e Meio-Ambiente da CPTM, destacou a importância do novo equipamento, afirmando que ele “dá todo o respaldo entre duas subestações, o que resulta em mais confiabilidade e disponibilidade dos sistemas”.

Ana Caroline de Faria Eduardo Borges, Presidente Interina da CPTM, afirmou que “a conclusão dos contratos com a Siemens é um marco importante em nossos esforços para fornecer um serviço de transporte público moderno, altamente eficiente e confiável para nossos passageiros, reforçando o compromisso da companhia em oferecer uma prestação de serviço de excelência”.

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