A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, comemora uma década de operação da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, o primeiro monotrilho do Brasil e da América Latina. Desde sua inauguração em 30 de agosto de 2014, a Linha 15-Prata tem sido crucial para a transformação da mobilidade urbana na cidade, conectando regiões densamente povoadas ao centro e reduzindo significativamente o tempo de viagem.
Suely Sola, diretora de Sinalização & Infraestrutura da Alstom para América Latina, destacou a importância do projeto: “O desenvolvimento e a implementação da Linha 15-Prata marcam um avanço significativo no setor ferroviário do país e da região. Esse projeto pioneiro transformou a mobilidade urbana em São Paulo e estabeleceu um precedente para futuras inovações em infraestrutura de transporte.”
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A Alstom foi responsável pelo projeto, fabricação, instalação e entrega da frota da Linha 15-Prata, que conta com 27 trens Innovia™ 300. Esses trens são equipados com o sistema de sinalização Cityflo™ 650, que integra tecnologias como painéis de informação aos passageiros, circuitos fechados de televisão, sistema de freio regenerativo, e gestão inteligente de energia e iluminação LED.
Além disso, o monotrilho utiliza tecnologia driveless (sem operador), com balizas de via para orientação e prevenção de colisões, e sistemas avançados de segurança como extinção de incêndio.
No dia 20 de agosto, o Metrô de São Paulo anunciou que a Linha 15-Prata atingiu um recorde histórico, transportando 140 mil passageiros em um único dia. A Alstom também está envolvida na expansão da linha, fabricando 19 novos trens de sete carros cada, com entrega prevista para outubro de 2024.
Atualmente, a Linha 15 opera em 15 quilômetros e 11 estações entre Jardim Colonial e Vila Prudente, permitindo que os passageiros viajem do extremo leste ao centro em metade do tempo que levariam de carro. Com a expansão planejada, a linha alcançará 19,1 km, 14 estações e uma demanda estimada de 380 mil passageiros por dia.