Na última quinta-feira (15), a Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo alcançou um marco histórico, transportando 139 mil passageiros em um único dia, o maior volume desde o início de suas operações há 10 anos. Esse recorde é atribuído, em grande parte, à recente adoção de uma nova estratégia operacional que otimiza o fluxo de passageiros na Estação Vila Prudente. Agora, os usuários embarcam e desembarcam em lados diferentes das plataformas, o que contribuiu significativamente para a eficiência e melhoria da experiência de viagem.
Avanço na Automação Total (UTO)
A Linha 15-Prata está em plena transição para a operação totalmente automatizada (UTO – Unattended Train Operation), que permite que os trens operem de forma remota, sem a necessidade de operadores a bordo. Essa tecnologia já é utilizada na Linha 4-Amarela e está sendo implementada gradualmente na Linha 15. A transição começou no último domingo (18) e até agora ocorreu conforme o planejado, sem registros de intercorrências.
Durante esse período de adaptação, os trens continuarão a contar com operadores a bordo para garantir a segurança enquanto o sistema é rigorosamente monitorado. Além disso, as estações também terão operadores especializados para oferecer suporte necessário. Importante ressaltar que nenhum operador será demitido durante essa transição, sendo remanejados para outras funções dentro da própria Linha 15-Prata ou em outras linhas do Metrô.
Controle Remoto e Monitoramento Avançado
Para suportar a operação automatizada, o Metrô de São Paulo implementou um novo Posto de Supervisão do Tráfego no Centro de Controle da Linha 15-Prata (CC15), permitindo o monitoramento remoto e em tempo real de todas as funcionalidades dos trens. O sistema é capaz de identificar e corrigir rapidamente qualquer falha, garantindo a segurança e a confiabilidade da operação. Informações detalhadas, como o estado das baterias, ar-condicionado, portas, pneus e sistemas de comunicação dos trens, são monitoradas continuamente.
A manutenção dos trens também passou a ser monitorada remotamente pelo Centro de Controle de Manutenção (CCM) no Pátio Jabaquara, integrando a estratégia de manutenção das demais linhas do Metrô. Tecnologias como o Módulo Data Logger (MDL) e a Plataforma de Monitoramento de Ativos (PMA) são utilizadas para prever e prevenir falhas, assegurando uma operação sem interrupções.
Sobre a Linha 15-Prata
A Linha 15-Prata, o monotrilho que mais cresce em São Paulo, atualmente conta com 15 km de extensão e 11 estações, ligando o Jardim Colonial à Vila Prudente. A linha proporciona uma redução de 50% no tempo de viagem do extremo leste ao centro da cidade. Com a adoção do sistema UTO e um monitoramento de manutenção altamente integrado, a Linha 15-Prata reforça o compromisso do Metrô de São Paulo com a segurança, confiabilidade e a constante melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população.