A concessionária ViaMobilidade terá que arcar com um crédito de quase R$ 60 milhões em favor do Estado devido ao atraso na entrega dos novos trens para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. O valor exato deste crédito é de R$ 59,6 milhões, que será utilizado em melhorias nas linhas mencionadas. Entre as melhorias previstas está a implementação de um novo sistema de sinalização, que deve proporcionar menores intervalos e mais rapidez aos usuários.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) emprestou 34 trens para a ViaMobilidade iniciar a operação nas linhas 8 e 9. A ViaMobilidade deveria ter devolvido todas as composições até abril deste ano; no entanto, apenas sete composições da série 8500 foram devolvidas e outras cinco da série 7500 estão em processo de preparação para devolução.
Este atraso tem prejudicado a operação da CPTM, que precisa dar baixa operacional em trens mais antigos, como a Série 2000, que opera na linha 12-Safira. Recentemente, foi feito um contrato para manutenção de nove trens dessa série para manter sua operação.
A previsão é que todos os trens emprestados sejam devolvidos até fevereiro de 2025. A ViaMobilidade encomendou 36 trens da série 8900 (frota A) e, até o momento, recebeu 29 unidades. Os trens restantes estão sendo fabricados pela Alstom.
A SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) destacou que o crédito de R$ 59,6 milhões será utilizado para melhorias nas linhas 8 e 9, incluindo a implementação de um novo sistema de sinalização. Este sistema deve proporcionar intervalos menores e maior rapidez no serviço, beneficiando os usuários dessas linhas.
O atraso na entrega dos trens da ViaMobilidade não só impacta a operação da CPTM, mas também resulta em penalidades financeiras significativas para a concessionária, conforme determinado pelo contrato de concessão.
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