A fabricante suíça Swiss Hess anunciou a assinatura de contratos com duas importantes empresas de transporte na Suíça para a produção de frotas de trólebus de última geração.
Em 31 de maio de 2024, a VBL de Lucerna formalizou um pedido para 53 trólebus de alta capacidade. Este pedido inclui 46 trólebus articulados de 18 metros e sete trólebus biarticulados de 24 metros. A VBL planeja expandir sua rede de trólebus, substituindo veículos mais antigos, incluindo 10 trólebus articulados de 18 metros e os três primeiros trólebus biarticulados, construídos em 2004 e 2006, respectivamente.
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Todos os novos veículos serão equipados com baterias e capacidade de operação autônoma, garantindo emissão zero, seguindo o padrão suíço para veículos novos. Eles serão integrados tanto na rede existente quanto nas novas linhas, incluindo as rotas 12 e 30 até a vila de Litau.
Por outro lado, a TL em Lausanne confirmou à Hess um pedido de 51 novos trólebus, que substituirão a maioria dos ônibus a diesel que estão chegando ao fim de sua vida útil até 2026.
Atualmente, a TL opera 11 linhas de trólebus com 103 unidades duplas e triplas adquiridas entre 2009 e 2023. Dos 51 novos veículos encomendados, 37 serão de 18 metros e 14 de 24 metros. Essa encomenda aumentará a frota de maxi trólebus para 26 unidades, consolidando ainda mais o compromisso da TL com esses veículos, que desde sua introdução na linha 9 (Lutry – Pully) em 2020 têm sido muito populares, atendendo mais de 6 milhões de passageiros por ano. Todos os novos trólebus terão piso baixo, ar-condicionado e um layout projetado para otimizar a capacidade de carga, características marcantes dos veículos fabricados pela Hess.