Metrô de São Paulo recebe primeiro trem do novo lote para a Linha 15-Prata

O Metrô de São Paulo celebrou nesta quarta-feira (3) a entrega do primeiro dos novos trens da Linha 15-Prata, em uma cerimônia realizada na cidade de Wuhu, na China, onde a composição foi fabricada. O trem será enviado ao Brasil até outubro, embarcando do Porto de Shanghai com destino a Santos.

Este é o primeiro de um lote de 19 trens encomendado pelo Metrô ao Consórcio CEML, que é responsável pela construção da via da Linha 15, fabricação dos trens e implantação dos sistemas. Os trens estão sendo produzidos pela PATS, uma joint venture entre a Alstom e a CRRC. As entregas dos demais trens serão feitas gradativamente até 2026.

Novo trem da Frota S para a Linha 15-Prata do Metrô (Foto: Divulgação)

Ao chegar ao Brasil, a nova composição passará por testes dinâmicos e estáticos, além dos procedimentos para a obtenção do certificado de segurança. Os novos trens possuem layout e funcionalidades semelhantes aos já utilizados na Linha 15, incluindo sete carros interligados, sistemas de telecomunicações, gestão inteligente de energia, monitoramento por câmeras, iluminação LED e mapa dinâmico.

A encomenda visa atender à expansão da Linha 15-Prata, atualmente em execução pelo Metrô, que inclui a construção das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego no sentido leste, e da estação Ipiranga no sentido oeste.

Deixe um comentário