Suhai Seguradora lança estudo “Elas & as Motos” para compreender universo feminino das motociclistas brasileiras

A Suhai Seguradora, em parceria com a Scopo Consumer Insights, lançou o estudo “Elas & as Motos”, focado no universo das mulheres motociclistas no Brasil.

Com a participação de 2.410 mulheres habilitadas entre 18 e 65 anos, a pesquisa abrange tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos, visando entender as motivações, visões, opiniões e desafios enfrentados por esse grupo.

Além das entrevistas, a empresa também conversou com participantes do grupo Aceleradas, um dos maiores movimentos de mulheres motociclistas do país.

O estudo destaca que 56% das mulheres habilitadas no Brasil usam suas motos diariamente, refletindo um crescimento significativo nos últimos 10 anos, com um aumento de 77% no número de mulheres pilotando motocicletas.

Os principais motivos para o uso diário incluem deslocamento (53%) e lazer (38%), destacando a rapidez, praticidade e economia proporcionadas pelo meio de transporte.

No entanto, a pesquisa revela desafios enfrentados pelas mulheres motociclistas, como o machismo na estrada.

.Cerca de 47% afirmam já ter tido sua capacidade de pilotagem questionada pelo gênero, enquanto 46% consideram o universo das motos excessivamente masculinizado.

Apesar de reconhecerem um maior reconhecimento por parte das marcas nos últimos anos (63%), 84% acreditam que ainda faltam produtos pensados especificamente para mulheres e suas motos.

Os resultados também mostram que a maioria das mulheres pilotas de moto está concentrada na região Sudeste (42%), seguida pelas regiões Sul (22%), Nordeste (15%), Centro-oeste (13%) e Norte (9%).

Deixe um comentário