Prefeitura de São Paulo supera meta de 50 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus

Desde o início da gestão atual em 2021, a Prefeitura de São Paulo implementou 52,66 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus, superando a meta de 50 quilômetros prevista no Programa de Metas 2021-2024. A última faixa foi inaugurada em janeiro de 2024 na Avenida das Cerejeiras, Zona Norte, com 2,4 quilômetros, ultrapassando a meta em 5%.

Distribuição das Novas Faixas

Entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, foram adicionados 20,52 quilômetros de faixas exclusivas, distribuídos por todas as regiões da cidade. A distribuição desde o início da gestão é a seguinte:

  • Zona Leste: 24,56 km
  • Zona Norte: 9,76 km
  • Zona Sul: 9,57 km
  • Zona Oeste: 7,21 km
  • Centro: 1,56 km

Totalizando 588 quilômetros de faixas exclusivas na cidade.

Objetivos das Faixas Exclusivas

As faixas exclusivas visam:

  • Melhorar a mobilidade urbana
  • Proporcionar maior eficiência ao transporte público
  • Reduzir os tempos de viagem
  • Garantir regularidade nas partidas dos ônibus

O sistema de transporte coletivo de São Paulo conta com aproximadamente 12 mil ônibus em 1,3 mil linhas, transportando, em média, 7 milhões de passageiros diariamente.

Faixas Entregues em 2023 e 2024

Janeiro de 2023:

  • Avenida Faria Lima, Zona Oeste: Entre Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Elvira Ferraz, sentido Pinheiros, beneficiando cerca de 7 mil passageiros com oito linhas.

Fevereiro de 2023:

  • Rua Jardim Tamoio e Avenida Nagib Farah Maluf, Zona Leste: Atendendo aproximadamente 6,7 mil passageiros em oito linhas.

Junho de 2023:

  • Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, Zona Sul: Beneficiando cerca de 13,5 mil passageiros em 17 linhas.
  • Avenida Adutora do Rio Claro, Zona Leste: Nove linhas.

Julho de 2023:

  • Várias regiões: Cinco novas faixas exclusivas, beneficiando cerca de 77 mil passageiros em 57 linhas, incluindo:
    • Rua Henrique de Souza Queirós e Rua Mário de Castro, Penha, Zona Leste.
    • Rua Francisco Manuel Beranger, Sapopemba, Zona Leste.
    • Rua Quirino dos Santos, Lapa, Zona Oeste.
    • Avenida Padre Arlindo Vieira, Ipiranga, Zona Sul.
    • Avenidas Professor Castro Júnior e Conceição, Vila Maria, Zona Norte: 19 mil passageiros em 13 linhas.
    • Avenida Araritaguaba, Vila Maria, Zona Norte: 13 linhas.
    • Rua Capitão Avelino Carneiro, Penha, Zona Leste.

Agosto de 2023:

  • Rua Luís Seráphico Júnior, Santo Amaro, Zona Sul: 11 mil passageiros em 10 linhas.
  • Rua Gabriel Piza, Santana, Zona Norte: 13 linhas, 20,5 mil passageiros.

Setembro de 2023:

  • Avenida Nordestina, Zona Leste: Quatro linhas.
  • Rua Ribeiro Morais, Freguesia do Ó, Zona Norte: 14 linhas.
  • Rua Ribeiro de Moraes, Freguesia do Ó, Zona Norte: 14 linhas.

Outubro de 2023:

  • Rua da Passagem Funda, Guaianases, Zona Leste.
  • Ruas Gabriel Fauré e José Barros Magaldi, Jardim São Luís, Zona Sul: 76 mil passageiros em 21 linhas.

Novembro de 2023:

  • Avenida Nossa Senhora do Ó, Limão, Zona Norte: 17 linhas, 20 mil passageiros.

Dezembro de 2023:

  • Rua São Caetano, Centro.
  • Avenida dos Tajurás, Cidade Jardim, Zona Oeste: 36 mil passageiros em 19 linhas.
  • Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, Pinheiros.
  • Serra de Bragança, Tatuapé: 10 mil passageiros em sete linhas.

Janeiro de 2024:

  • Avenida das Cerejeiras, Vila Maria, Zona Norte: 22,3 mil passageiros em oito linhas.

As faixas foram implantadas pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), com apoio da São Paulo Transporte (SPTrans) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

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