Prefeitura de São Paulo supera meta de 50 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus

Desde o início da gestão atual em 2021, a Prefeitura de São Paulo implementou 52,66 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus, superando a meta de 50 quilômetros prevista no Programa de Metas 2021-2024. A última faixa foi inaugurada em janeiro de 2024 na Avenida das Cerejeiras, Zona Norte, com 2,4 quilômetros, ultrapassando a meta em 5%.

Distribuição das Novas Faixas

Entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, foram adicionados 20,52 quilômetros de faixas exclusivas, distribuídos por todas as regiões da cidade. A distribuição desde o início da gestão é a seguinte:

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    • Zona Leste: 24,56 km
    • Zona Norte: 9,76 km
    • Zona Sul: 9,57 km
    • Zona Oeste: 7,21 km
    • Centro: 1,56 km

    Totalizando 588 quilômetros de faixas exclusivas na cidade.

    Objetivos das Faixas Exclusivas

    As faixas exclusivas visam:

    • Melhorar a mobilidade urbana
    • Proporcionar maior eficiência ao transporte público
    • Reduzir os tempos de viagem
    • Garantir regularidade nas partidas dos ônibus

    O sistema de transporte coletivo de São Paulo conta com aproximadamente 12 mil ônibus em 1,3 mil linhas, transportando, em média, 7 milhões de passageiros diariamente.

    Faixas Entregues em 2023 e 2024

    Janeiro de 2023:

    • Avenida Faria Lima, Zona Oeste: Entre Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Elvira Ferraz, sentido Pinheiros, beneficiando cerca de 7 mil passageiros com oito linhas.

    Fevereiro de 2023:

    • Rua Jardim Tamoio e Avenida Nagib Farah Maluf, Zona Leste: Atendendo aproximadamente 6,7 mil passageiros em oito linhas.

    Junho de 2023:

    • Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, Zona Sul: Beneficiando cerca de 13,5 mil passageiros em 17 linhas.
    • Avenida Adutora do Rio Claro, Zona Leste: Nove linhas.

    Julho de 2023:

    • Várias regiões: Cinco novas faixas exclusivas, beneficiando cerca de 77 mil passageiros em 57 linhas, incluindo:
      • Rua Henrique de Souza Queirós e Rua Mário de Castro, Penha, Zona Leste.
      • Rua Francisco Manuel Beranger, Sapopemba, Zona Leste.
      • Rua Quirino dos Santos, Lapa, Zona Oeste.
      • Avenida Padre Arlindo Vieira, Ipiranga, Zona Sul.
      • Avenidas Professor Castro Júnior e Conceição, Vila Maria, Zona Norte: 19 mil passageiros em 13 linhas.
      • Avenida Araritaguaba, Vila Maria, Zona Norte: 13 linhas.
      • Rua Capitão Avelino Carneiro, Penha, Zona Leste.

    Agosto de 2023:

    • Rua Luís Seráphico Júnior, Santo Amaro, Zona Sul: 11 mil passageiros em 10 linhas.
    • Rua Gabriel Piza, Santana, Zona Norte: 13 linhas, 20,5 mil passageiros.

    Setembro de 2023:

    • Avenida Nordestina, Zona Leste: Quatro linhas.
    • Rua Ribeiro Morais, Freguesia do Ó, Zona Norte: 14 linhas.
    • Rua Ribeiro de Moraes, Freguesia do Ó, Zona Norte: 14 linhas.

    Outubro de 2023:

    • Rua da Passagem Funda, Guaianases, Zona Leste.
    • Ruas Gabriel Fauré e José Barros Magaldi, Jardim São Luís, Zona Sul: 76 mil passageiros em 21 linhas.

    Novembro de 2023:

    • Avenida Nossa Senhora do Ó, Limão, Zona Norte: 17 linhas, 20 mil passageiros.

    Dezembro de 2023:

    • Rua São Caetano, Centro.
    • Avenida dos Tajurás, Cidade Jardim, Zona Oeste: 36 mil passageiros em 19 linhas.
    • Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, Pinheiros.
    • Serra de Bragança, Tatuapé: 10 mil passageiros em sete linhas.

    Janeiro de 2024:

    • Avenida das Cerejeiras, Vila Maria, Zona Norte: 22,3 mil passageiros em oito linhas.

    As faixas foram implantadas pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), com apoio da São Paulo Transporte (SPTrans) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

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