A Prefeitura de São Paulo anunciou a ampliação da Faixa Azul, um projeto que visa aumentar a segurança dos motociclistas na cidade. Até julho, serão entregues mais 45,7 km de Faixa Azul em oito vias, totalizando 168,66 km de faixas dedicadas. A meta é alcançar 200 km até o fim de 2024.
Novas vias com Faixa Azul
As novas vias que receberão a sinalização incluem:
- Elevado João Goulart (Centro): 5,5 km entre Largo Padre Péricles e Praça Roosevelt;
- Av. Aricanduva (Zona Leste): 5,9 km entre R. Júlio Colaço e Av. Itaquera;
- Av. Salim Farah Maluf (Zona Leste): 9,7 km entre R. Rhone e R. Ulisses Cruz;
- Av. do Cursino: 1,74 km entre R. Dom Villares e R. Marcos Fernandes.
No fim de julho, mais quatro trechos serão concluídos:
- Tiquatira I – Av. Gov. Carvalho Pinto: 5,7 km entre R. Dr. Renato Maia e Av. São Miguel;
- Tiquatira II – Avenidas Calim Eid e Dom Hélder Câmara: 9,6 km entre Av. São Miguel e R. Catende;
- Rua Vergueiro: 0,7 km entre Av. Lins de Vasconcelos e R. Dr. Barros Cruz;
- Av. Inajar de Souza: 6,92 km entre Av. Nossa Senhora do Ó e R. Edmundo Krug.
Impacto e benefícios
O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância do projeto para a segurança dos motociclistas, afirmando que a Faixa Azul já contribuiu para a redução de acidentes e óbitos. “Cada metro de Faixa Azul evita que mais pessoas cheguem aos nossos CERs ou mesmo irem a óbito”, afirmou Nunes durante a entrega das obras de ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) São Mateus.
Implementações recentes
Em maio, a Prefeitura entregou 24,7 km de Faixa Azul, incluindo:
- Av. Gastão Vidigal: 3 km entre Vd. Miguel Mofarrej e Praça Apecatu;
- Av. Braz Leme: 6,2 km entre R. Domingos Fasaroli e Pça. Heróis da FEB;
- Av. Eliseu de Almeida: 4,7 km entre Av. Caxingui e R. Tristão de Campos;
- Av. Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf: 7,4 km entre Vd. Min. Aliomar Baleeiro e R. do Lago;
- Vd. Min. Aliomar Baleeiro: 1 km entre Av. Afonso d’Escragnolle Taunay e Complexo Viário Maria Maluf;
- Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello: 2,4 km no sentido bairro e centro em trechos específicos.
Histórico do projeto
O projeto-piloto da Faixa Azul foi desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, inspirado em experiências internacionais e focado na segurança viária com base nos princípios da Visão Zero e Sistemas Seguros. Entre 2022 e 2023, vários trechos foram implantados, incluindo:
- Avenida 23 de Maio: 5,5 km
- Avenida Bandeirantes: 17 km
- Corredor Norte-Sul: 1,8 km
- Avenidas Sumaré e Paulo VI: 6 km
- Avenida das Nações Unidas: 5,8 km
- Avenida Jacu Pêssego: 20,2 km
- Túnel São João Paulo II: 1 km
- Av. Santos Dumont: 8,1 km
Futuras implantações
Os trechos que serão implantados até o fim do ano incluem:
- Av. Senador Teotônio Vilela
- Eixo Norte/Sul sentido Santana
- Av. Escola Politécnica
- Av. Dr. Ricardo Jafet
- Av. Prof. Abraão de Morais
- Rua Sapetuba
- Av. Jornalista Roberto Marinho
- Av. Eng. Armando de Arruda Pereira
- Estrada de Itapecerica
- Av. Pirajussara C/B