Prefeitura de Ribeirão Preto reforça segurança nos ônibus urbanos com botão de emergência

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da RP Mobi, realizou uma reunião para avaliar o primeiro mês de operação do Botão de Emergência instalado nos 204 novos ônibus do transporte coletivo urbano.

Esse dispositivo, localizado no interior dos ônibus, facilita o contato entre o motorista e o Centro de Controle Operacional (CCO), visando reforçar a segurança dos passageiros.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O Botão de Emergência, em funcionamento desde 22 de abril, permite ao motorista comunicar demandas operacionais, casos de violência, assalto, vandalismo, assédio e solicitação de assistência médica.

    Durante a reunião, que contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito e representantes da Guarda Civil Metropolitana, foram verificados a eficácia e o funcionamento do sistema.

    Essa ferramenta, composta por um display com teclado numérico no painel do veículo, possibilita o contato direto do motorista com o CCO e o PróUrbano.

    Após o relato da situação, as informações são compartilhadas com a Guarda Civil Metropolitana para as providências necessárias.

    Os registros iniciais mostram que o Botão de Emergência é mais acionado para questões operacionais e de manutenção, como trânsito lento, horários atrasados e acidentes em vias públicas.

    A segurança é reforçada com o dispositivo operando 24 horas por dia, independentemente do ônibus estar ligado, dividindo-se em dois níveis de atendimento: segurança/saúde e gestão do serviço.

    Deixe um comentário