Prefeitura de Piracicaba avança com nova etapa da ciclovia Riverside

A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), homologou recentemente o edital de concorrência 11/24, que prevê a construção de mais um trecho da ciclovia Riverside.

Esta nova etapa se estenderá do antigo Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, até a avenida Comendador Pedro Morganti. Este trecho passará pela área gastronômica do bairro Monte Alegre e pelas proximidades da indústria OJI Papéis, totalizando 4,6 km de extensão.

A empresa vencedora da licitação é a Pontuali Construtora e Engenharia Ltda, que apresentou uma proposta de R$ 2.100.365,38. Este valor será financiado através do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o projeto, a ciclovia terá 2,50 metros de largura e contará com diversas infraestruturas de apoio aos ciclistas.

Serão instaladas lixeiras e painéis informativos ao longo da rota, além de áreas de contemplação equipadas com bancos de concreto e paraciclos metálicos para descanso e encontros.

O projeto total da ciclovia Riverside prevê uma extensão de 36 km, conectando os bairros Jupiá e Monte Alegre. As obras do primeiro trecho, que cobre 5,1 km na região do Engenho Central e liga a Ponte do Morato ao final da Avenida Juscelino Kubitschek, já estão em andamento. O segundo trecho está atualmente em fase de projeto.

A nova ciclovia Riverside visa promover a mobilidade urbana sustentável em Piracicaba, oferecendo uma alternativa segura e eficiente para ciclistas. Esta iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Prefeitura para melhorar a infraestrutura da cidade, incentivando o uso de meios de transporte não motorizados e proporcionando maior qualidade de vida aos seus habitantes.

Deixe um comentário