Obras do VLT avançam em Santos: mudanças no trânsito no cruzamento das avenidas Conselheiro Nébias e Francisco Glicério

As obras de construção da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos avançam para um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, envolvendo as avenidas Conselheiro Nébias e Francisco Glicério. A partir das 9h do dia 29 de junho, serão implementados bloqueios e esquemas de desvio de tráfego, além da proibição de estacionamento em algumas vias para melhorar a fluidez do trânsito.

As interdições afetarão a Avenida Conselheiro Nébias, que já está parcialmente bloqueada desde a Rua Luiz de Camões, estendendo-se agora até a Avenida Francisco Glicério. Esta, por sua vez, terá o trânsito interrompido entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Avenida Washington Luís (canal 3).

Em uma coletiva de imprensa, o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Antônio Carlos Silva Gonçalves, explicou que o bloqueio do cruzamento durará 30 dias, aproveitando o período de férias escolares para minimizar os transtornos. As rotas alternativas serão indicadas por mais de 60 painéis espalhados em pontos estratégicos da cidade e monitoradas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO) com o apoio de agentes em campo.

Para facilitar a adaptação, foram implementadas sinalizações provisórias desde o dia 12 de junho, como a substituição de rotatórias por semáforos na Rua Alexandre Herculano. A proibição de estacionamento em vias específicas também foi determinada para melhorar a conversão de ônibus e aumentar a fluidez do tráfego. No dia 29, um semáforo será ativado na Rua Barão de Paranapiacaba com a Avenida Conselheiro Nébias para garantir a segurança durante as obras.

As alterações afetam 14 linhas de transporte coletivo municipal, cujas rotas serão desviadas para evitar as áreas bloqueadas. As linhas incluem a 4, 77, 40, 155, 184, 13, 10, 19, 80, 17, 23, 100, 152 e 30. Painéis informativos serão instalados para orientar os usuários sobre os novos itinerários.

Além disso, a Avenida Conselheiro Nébias será completamente fechada no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Luiz Gama das 9h às 16h do dia 23 de junho para remanejamento de postes de energia. Desvios específicos foram estabelecidos para motoristas e linhas de ônibus durante este período.

A CET-Santos informa que utiliza o aplicativo Waze para comunicar as obras e indicar desvios e rotas alternativas, incentivando os motoristas a utilizarem a plataforma para planejar suas viagens. Todas essas ações visam reduzir o impacto das obras do VLT no tráfego da cidade, alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente no item 9, que trata de Indústria, Inovação e Infraestrutura.

Deixe um comentário