Obras da Linha 6-Laranja enfrentam atrasos e desafios geológicos, admite governo estadual

As obras da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, que já enfrentavam um cronograma apertado, agora estão sob ameaça de novos atrasos devido a problemas geológicos. Um relatório administrativo da concessionária Linha Uni, entregue ao governo estadual em março, aponta que essas dificuldades podem adiar a conclusão do projeto em até 1.096 dias, ou seja, mais de três anos.

Quando assumiu o governo estadual, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) havia proposto entregar toda a linha de uma vez em 2025. Contudo, antes mesmo da constatação dos novos problemas, o governo revisou a meta, planejando uma entrega em duas fases: uma em 2026 e outra em 2027.

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  • A Linha Uni, responsável pela construção, pediu uma compensação financeira de R$ 230 milhões para lidar com os atrasos, valor que está sendo analisado pelo governo estadual. A construção da linha está orçada em R$ 18,5 bilhões, considerando valores atualizados.

    Problemas geológicos e históricos

    “A data para chegar até Perdizes é outubro de 2026”, afirmou o governador em exercício Ramuth, destacando os diversos entraves enfrentados, incluindo a descoberta de um sítio arqueológico com vestígios de um antigo quilombo próximo à estação 14-bis, além das falhas geológicas ao longo das escavações.

    “Nós temos o quilombo Saracura, que precisamos, junto com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], avançar ainda mais”, acrescentou Ramuth, referindo-se à necessidade de resolver questões patrimoniais para agilizar as obras.

    Ramuth, que assumiu temporariamente o governo enquanto Tarcísio de Freitas está nos Estados Unidos apresentando a privatização da Sabesp a investidores, visitou as obras do futuro pátio de trens Morro Grande na segunda-feira (24).

    Conexão de túneis e avanços nas obras

    Durante a visita, representantes do governo e gestores da Linha Uni acompanharam a conexão de dois túneis entre o futuro pátio e a estação Brasilândia. Esta conexão foi realizada a uma profundidade de aproximadamente 35 metros por uma máquina que perfurou duas paredes de concreto armado e o solo.

    A concessionária informou que 64,3% das obras do Pátio Morro Grande já estão concluídas. O pátio será o principal ponto de estacionamento dos 22 trens que trafegarão nos túneis da linha 6-laranja.

    Impacto na mobilidade urbana

    A previsão do governo é que, uma vez concluída, a Linha 6-Laranja transportará 630 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo de viagem para 23 minutos, contra os atuais 90 minutos necessários para o mesmo trajeto de ônibus.

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