Após o avanço do projeto de extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, o governo do estado de São Paulo agora se prepara para estender a Linha 5-Lilás até Jardim Ângela. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou na segunda-feira, 10 de junho, a assinatura de um aditivo com a ViaMobilidade, concessionária que opera a linha, para financiar estudos mais detalhados da extensão após Capão Redondo.
De acordo com informações obtidas pelo site MetrôCPTM, o termo que assegura verbas para os estudos aprofundados deverá ser assinado ainda em junho. A expansão da Linha 5-Lilás, prometida há vários anos, está finalmente ganhando tração, com a ViaMobilidade já realizando estudos preliminares, incluindo o projeto funcional, ambiental e de desapropriações.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O novo trecho, com 4,3 km de extensão, incluirá duas novas estações: Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela, e será majoritariamente em via elevada.
A estimativa é que as novas estações atraiam mais 130 mil passageiros diariamente, com um custo de implantação aproximado de R$ 2,5 bilhões. Esta expansão é vista como um passo crucial para melhorar a mobilidade e atender à crescente demanda por transporte público na região.