Decolagem próxima ao fim da pista em Congonhas é classificada como incidente pelo Cenipa

A decolagem de um avião da Azul pouco antes do fim da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi considerada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa) como um incidente. Esta classificação é atribuída a ocorrências que afetam ou têm potencial para afetar a segurança da operação, mas sem causar grandes consequências.

De acordo com o Cenipa, a categorização foi determinada após análises técnicas realizadas pelos investigadores. Segundo o regulamento da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em casos como esse, a recomendação é que o evento seja tratado pelo operador da aeronave, ou seja, pela própria companhia aérea, sem a necessidade de compartilhamento com o Cenipa.

O órgão destacou que “o operador da aeronave poderá adotar medidas corretivas pertinentes, possibilitando evolução contínua da segurança operacional, por meio de uma estratégia de gestão preditiva, proativa e preventiva”.

Segundo os Protocolos de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil conduzidas pelo Estado Brasileiro, do Cenipa, as ocorrências podem ser classificadas como:

  • Acidente: Quando há morte ou feridos graves, além de danos permanentes à aeronave e sua estrutura.
  • Incidente: Ocorrência que afeta ou pode afetar a segurança da operação, mas sem grandes consequências.
  • Incidente grave: Categoria intermediária, em ocorrências mais sérias, mas sem consequências permanentes para a aeronave ou para a vida dos passageiros.
  • Ocorrência de solo: Envolvendo aeronave no solo, da qual resultou dano à aeronave ou lesão a pessoas, sendo o fato motivador diretamente relacionado ao serviço de rampa, infraestrutura de aeroportuários.

Incidente com avião da Azul em Congonhas: decolagem no limite da pista

Na tarde de segunda-feira, 27 de maio de 2024, um avião da Azul Linhas Aéreas decolou de forma atípica do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O Embraer ERJ-190, realizando o voo AD 2610 com destino ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, utilizou quase toda a extensão da pista antes de ganhar altitude, um comportamento incomum para aeronaves comerciais.

Detalhes do voo e incidente

De acordo com o site FlightRadar24, que monitora voos em tempo real, o avião decolou de Congonhas às 16h35 e chegou ao seu destino às 17h15. Apesar de seguir viagem sem problemas aparentes, a decolagem chamou atenção por ocorrer de maneira incomum.

O momento foi capturado por uma câmera do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, que transmite ao vivo os movimentos de aeronaves em Congonhas. As imagens mostram que a aeronave decolou no limite da pista e fez um sobrevoo baixo sobre o sistema EMAS (Engineered Material Arresting System), uma área de escape projetada para desacelerar e conter aeronaves que ultrapassem o final da pista.

Sistema EMAS e sua importância

O sistema EMAS é uma tecnologia de segurança crucial em aeroportos como Congonhas, onde o espaço para manobras é limitado. Consiste em uma estrutura de blocos de concreto projetada para deformar-se sob o peso de uma aeronave, desacelerando-a de forma segura em caso de uma saída não controlada da pista. Este sistema foi implementado pelo Ministério da Infraestrutura e entregue em março de 2022.

Deixe um comentário