A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abrirá nesta segunda-feira, às 14h, as inscrições para o processo seletivo do Programa Aluno Aprendiz. Serão oferecidas 32 vagas para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), incluindo duas vagas reservadas para pessoas com deficiência, conforme a legislação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 21h do dia 20 de junho através do portal.
Requisitos para inscrição
Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
- Ter 18 anos completos até 5 de agosto de 2024.
- Ter, no máximo, 24 anos na conclusão do curso (exceto para portadores de deficiência).
- Ter concluído o Ensino Médio até o final de 2023.
- Disponibilidade para cumprir o horário na CPTM e na Escola SENAI “Mariano Ferraz”, na Vila Leopoldina, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Oportunidade de carreira
Pedro Moro, presidente da CPTM, destacou a importância do programa: “O programa Aluno Aprendiz pode representar o início de uma jornada na ferrovia. Será possível entender como ela funciona e como a companhia pode fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. O conhecimento adquirido nestes cursos poderá levar esses alunos a um futuro de sucesso”.
Etapas do processo seletivo
O processo seletivo será composto por quatro etapas eliminatórias:
- Avaliação de desempenho escolar: Análise do histórico ou boletim escolar, que determinará a classificação dos candidatos.
- Comprovação dos pré-requisitos: Verificação dos documentos e informações fornecidas.
- Avaliação médica: Exame de saúde dos candidatos.
- Entrega de documentos para matrícula: Finalização da inscrição e confirmação de participação.
Benefícios do programa
No primeiro ano, os alunos aprendizes receberão uma bolsa de estudos equivalente a um salário-mínimo. No segundo ano, a bolsa será aumentada para um salário-mínimo e meio. A formação profissional inclui uma fase escolar, onde os alunos receberão qualificação técnico-profissional, e uma fase prática, desenvolvida nas dependências da CPTM.
Divulgação de resultados e matrícula
Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para comprovação dos pré-requisitos e realização da Avaliação Médica Admissional. A lista dos candidatos que deverão efetuar matrícula será divulgada a partir das 14h do dia 25 de julho no endereço eletrônico e também será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A matrícula na Escola SENAI “Mariano Ferraz” deverá ser feita entre os dias 26 e 30 de julho.
Que triste poderia dar oportunidade para as pessoas mais velhas tmb.Acima dos 40,firam esquecidas no mercado de trabalho .
Poxa, eu não tenho o Ensino Médio completo. Mas eu sou um excelente profissional. 🥺