CPTM abre inscrições para processo seletivo do programa Aluno Aprendiz

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abrirá nesta segunda-feira, às 14h, as inscrições para o processo seletivo do Programa Aluno Aprendiz. Serão oferecidas 32 vagas para o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), incluindo duas vagas reservadas para pessoas com deficiência, conforme a legislação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 21h do dia 20 de junho através do portal.

Requisitos para inscrição

Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

  • Ter 18 anos completos até 5 de agosto de 2024.
  • Ter, no máximo, 24 anos na conclusão do curso (exceto para portadores de deficiência).
  • Ter concluído o Ensino Médio até o final de 2023.
  • Disponibilidade para cumprir o horário na CPTM e na Escola SENAI “Mariano Ferraz”, na Vila Leopoldina, das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Oportunidade de carreira

Pedro Moro, presidente da CPTM, destacou a importância do programa: “O programa Aluno Aprendiz pode representar o início de uma jornada na ferrovia. Será possível entender como ela funciona e como a companhia pode fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. O conhecimento adquirido nestes cursos poderá levar esses alunos a um futuro de sucesso”.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo será composto por quatro etapas eliminatórias:

  1. Avaliação de desempenho escolar: Análise do histórico ou boletim escolar, que determinará a classificação dos candidatos.
  2. Comprovação dos pré-requisitos: Verificação dos documentos e informações fornecidas.
  3. Avaliação médica: Exame de saúde dos candidatos.
  4. Entrega de documentos para matrícula: Finalização da inscrição e confirmação de participação.

Benefícios do programa

No primeiro ano, os alunos aprendizes receberão uma bolsa de estudos equivalente a um salário-mínimo. No segundo ano, a bolsa será aumentada para um salário-mínimo e meio. A formação profissional inclui uma fase escolar, onde os alunos receberão qualificação técnico-profissional, e uma fase prática, desenvolvida nas dependências da CPTM.

Divulgação de resultados e matrícula

Os candidatos aprovados e classificados serão convocados para comprovação dos pré-requisitos e realização da Avaliação Médica Admissional. A lista dos candidatos que deverão efetuar matrícula será divulgada a partir das 14h do dia 25 de julho no endereço eletrônico e também será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A matrícula na Escola SENAI “Mariano Ferraz” deverá ser feita entre os dias 26 e 30 de julho.

2 comentários em “CPTM abre inscrições para processo seletivo do programa Aluno Aprendiz”

  1. Que triste poderia dar oportunidade para as pessoas mais velhas tmb.Acima dos 40,firam esquecidas no mercado de trabalho .

  2. Poxa, eu não tenho o Ensino Médio completo. Mas eu sou um excelente profissional. 🥺

Deixe um comentário