Barueri lidera em infraestrutura e mobilidade urbana no Índice Igma 2024

A cidade de Barueri se destacou no Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma) 2024, especialmente nos pilares de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. O índice, que avalia dados públicos de 5.568 cidades brasileiras através de 72 indicadores distribuídos entre seis pilares, posicionou Barueri em 1º lugar na microrregião de Osasco, 3º na mesorregião metropolitana de São Paulo, 53º no estado de São Paulo, 64º na região Sudeste e 81º no Brasil, com uma nota de 87,86, considerada excelente.

A infraestrutura e a mobilidade urbana de Barueri são exemplares, com uma rede de transportes eficiente que inclui terminais, estações, conexões e calçadas bem estruturadas, facilitando o acesso tanto para os residentes quanto para a população flutuante.

Além disso, o município obteve ótimas classificações em outros pilares do Igma, com notas notáveis em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública (79,43), Educação (74,58) e Sustentabilidade (70,49), ficando em 1º lugar na microrregião de Osasco em cada um desses pilares.

Em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Barueri alcançou uma nota de 64,54, enquanto na área de Saúde obteve 54,25, classificando-se em 2º lugar na microrregião de Osasco. A média geral de Barueri no Igma foi de 71,86, o que garantiu ao município a liderança na microrregião e a 2ª posição na região metropolitana de São Paulo.

O Igma utiliza um algoritmo próprio para consolidar e organizar dados de fontes oficiais, públicas e primárias, servindo como base para o Prêmio Band Cidades Excelentes, que reconhece e incentiva boas práticas e iniciativas pioneiras na gestão pública municipal.

Celso Furlan, secretário de Educação de Barueri, expressou satisfação com o resultado, afirmando que a cidade está no caminho certo ao investir em infraestrutura, tecnologia e qualidade no ensino, além de valorizar os profissionais da educação.

Olímpio Holanda, um comerciante local, e Ketllyn Nunes Santana, uma vendedora residente no Jardim Califórnia, destacaram a estrutura do município, a qualidade da educação e a sensação de segurança proporcionada pela instalação de câmeras na cidade e nas escolas como fatores que melhoram significativamente a vida em Barueri.

2 comentários em “Barueri lidera em infraestrutura e mobilidade urbana no Índice Igma 2024”

  1. Eu Flávio do Jd Júlio Barueri, concordo com a opinião do Olímpio e da Klettlin nossa Educação e boa, mobilidade urbana legal, segurança Blz, Barueri sempre no rumo certo !

Deixe um comentário