Aviação sustentável: aeroportos e operadores aéreos se destacam em prêmio da Anac

Na quinta-feira, 6 de junho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou os vencedores dos programas SustentAr e Aeroportos Sustentáveis durante a 5ª edição do evento Aviação Sustentável.

Esses programas visam promover práticas sustentáveis no setor aéreo, incentivando aeroportos e empresas aéreas a reduzir os impactos ambientais de suas operações.

Premiação de aeroportos

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) foi reconhecido como o melhor na categoria de aeroportos que processam mais de cinco milhões de passageiros por ano. Na categoria de até cinco milhões de passageiros, o Aeroporto Internacional de Maceió (AL) levou o primeiro lugar.

O Aeroporto de Rio Branco (AC) foi premiado na categoria de até um milhão de passageiros por ano, enquanto o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo (SP) foi reconhecido na categoria de até duzentos mil passageiros por ano.

Premiação de operadores aéreos

No programa SustentAr, voltado para operadores aéreos, a Azul Linhas Aéreas foi a grande vencedora na categoria empresa aérea e a CHC Helicópteros foi destaque na categoria táxi-aéreo.

Os programas Aeroportos Sustentáveis e SustentAr são iniciativas voluntárias que avaliam os participantes com base em critérios específicos estabelecidos em editais, promovendo ações sustentáveis e a redução de impactos ambientais.

Parcerias para a sustentabilidade

Durante o evento, a Anac firmou um memorando de entendimento com a Aeroportos do Brasil (ABR) e o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). Este acordo visa promover a troca de conhecimentos técnicos e experiências para o desenvolvimento sustentável da aviação civil.

Conexão SAF

Outra importante iniciativa divulgada foi o lançamento da Conexão SAF, um fórum informal que reúne instituições públicas e privadas interessadas em fomentar a produção e o consumo de combustíveis sustentáveis (SAF) no Brasil.

O fórum buscará identificar e propor soluções para desafios técnicos, regulatórios, tributários, produtivos e logísticos relacionados aos SAFs, com o objetivo de torná-los viáveis economicamente.

A Anac tem destacado a pauta ambiental como prioridade e vem colaborando com o setor de aviação civil para incentivar a adoção de práticas ambientais sustentáveis.

Deixe um comentário