Aquático SP: transporte por embarcações na Represa Billings atinge 20 mil passageiros em três semanas

O novo modal de transporte por embarcações na Represa Billings, conhecido como Aquático SP, ultrapassou a marca de 20 mil passageiros em apenas três semanas de operação. Segundo dados fornecidos pela SPTrans ao Diário dos Trilhos, entre 13 de maio e 2 de junho, um total de 20.500 pessoas utilizaram o serviço, seja para ida ou volta.

Desempenho e aceitação popular

Na terceira semana de funcionamento, foram realizadas 225 viagens, destacando a crescente popularidade do serviço. O dia 30 de maio foi especialmente significativo, com um recorde de 1.376 passageiros em um único dia. O Aquático SP tem beneficiado diretamente cerca de 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira.

Infraestrutura e conforto

O serviço é operado por duas embarcações:

  1. Bororé I:
    • Capacidade: 60 passageiros sentados.
    • Acessibilidade: Espaço para cadeirantes.
    • Confortos adicionais: Ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário acessível.
  2. Biguá 2:
    • Capacidade: 30 passageiros.

Operação e eficiência

Durante esta fase de operação assistida, o transporte é gratuito e a gestão do embarque é feita através de um sistema de senhas distribuídas por funcionários. A Bororé I cobre um trajeto de 5,6 km em aproximadamente 17 minutos, enquanto o Biguá 2 completa seu percurso em 12 minutos. Este tempo de viagem é significativamente menor comparado ao trajeto de ônibus ao redor da represa, que leva em média 1h20.

Integração com outros modais

Ao desembarcar nos terminais hidroviários, os passageiros podem continuar suas viagens utilizando linhas de ônibus elétricos. Estas linhas ligam o Mar Paulista ao Terminal Santo Amaro, ou oferecem uma rota circular pelas ruas do Cantinho do Céu.

Deixe um comentário