O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, desempenhou um papel central em um encontro crucial ocorrido na última quinta-feira (9/5), ao receber representantes de 13 empresas italianas interessadas em investir no setor ferroviário do estado. Realizado no imponente Palácio dos Bandeirantes, o encontro contou com a presença marcante do cônsul-geral italiano, Domenico Fornara, e de outras autoridades governamentais da comitiva italiana.
Ramuth conduziu a discussão apresentando um panorama das oportunidades de concessões, leilões e parcerias público-privadas (PPPs) que integram a agenda do Governo de São Paulo. Ele destacou projetos de grande relevância, como o Trem Intercidades de Sorocaba, atualmente em fase de estudo, as concessões das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, e as expansões das linhas do Metrô de São Paulo. Além disso, mencionou o projeto do túnel imerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá, bem como a intenção do governo em modernizar as oito travessias litorâneas do estado.
O vice-governador enfatizou o compromisso do governo em simplificar a burocracia e oferecer segurança jurídica para os futuros parceiros comerciais, destacando que todos os projetos estão alinhados com os princípios de sustentabilidade.
Os empresários italianos, que estão no Brasil em missão de prospecção de negócios, manifestaram um forte interesse nos projetos de transporte ferroviário sobre trilhos em São Paulo e expressaram confiança em possíveis parcerias com o governo estadual, que oferece uma ampla gama de oportunidades.
Ramuth reforçou o compromisso do governo em receber investimentos que impulsionem o desenvolvimento do estado e melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, ao mesmo tempo em que expressou o desejo de fortalecer as relações comerciais com a Itália.
“Conte com o Estado de São Paulo para que possamos continuar construindo uma relação com a Itália cada vez mais próspera e mais próxima”, concluiu Ramuth, destacando a reunião como extremamente positiva, com perspectivas de negócios promissoras, dado o conhecimento e expertise italianos no setor.
Atualmente, São Paulo é o principal destino das importações italianas no Brasil e o segundo maior estado exportador para os países europeus.