19.5 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

SPTrans vai operar o transporte aquático na Represa Billings

A Prefeitura de São Paulo anunciou, por meio do Diário Oficial da cidade nesta terça-feira, 7 de maio de 2024, a celebração de um convênio que permitirá à SPTrans iniciar as operações do transporte aquático/hidroviário na Represa Billings, localizada na Zona Sul da cidade.

Segundo o documento, a Setram (Secretaria de Mobilidade Urbana) autorizou a gestora do sistema de ônibus da capital a gerenciar e realizar esse atendimento em operação assistida, ou seja, de forma experimental. O objetivo é realizar estudos e coletar dados das condições técnicas reais para subsidiar a implantação do Sistema de Transporte Público Hidroviário (STPHSP) visando a melhoria da mobilidade urbana em São Paulo.

Esse trâmite se tornou necessário após a empresa TransWolff, responsável anteriormente por essa tarefa, ser alvo de uma operação policial e investigação por possível envolvimento em atividades ilícitas.

Durante uma agenda de governo na Zona Sul nesta segunda-feira, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a abertura das operações das embarcações na represa nos próximos dias.

O projeto do Aquatico SP prevê inicialmente o funcionamento de linhas de transporte de passageiros ligando regiões da represa e beneficiando mais de 385 mil pessoas que moram na região do Grajaú, Cocaia e Pedreira.

Cada veículo aquático contará com portas laterais para embarque e desembarque de pessoas, espaço para cadeirantes, espaço para bicicletas, Wi-Fi e ar-condicionado.

O valor cobrado será o mesmo das passagens de ônibus, R$ 4,40, e permitirá a integração com outras linhas por meio do Bilhete Único.

A implantação do transporte aquaviário faz parte do plano de metas da Prefeitura de São Paulo e foi uma promessa de campanha eleitoral realizada em 2020.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS