Secretaria dos Transportes Metropolitanos publica edital internacional para compra de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) anunciou, através do Diário Oficial desta segunda-feira, que o edital completo da concorrência internacional para a compra de 44 novos trens para o Metrô, em sua versão retificada, está disponível para download nos sites oficiais do Metrô de São Paulo e da STM por um período de 30 dias a partir de hoje.

Detalhes do edital e retificações

O edital foi atualizado e ajustado conforme a Lei 14.133/21, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. A STM esclareceu que cada nova composição contará com seis carros (vagões) e que os trens serão destinados às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. A concorrência pública internacional, iniciada em 21 de dezembro de 2023, teve seu prazo de envio de propostas inicialmente previsto para 20 de março de 2024, mas foi postergado devido à suspensão em 18 de março.

Destino e financiamento dos novos trens

Os novos trens, financiados pelo BNDES através do Credenciamento Finame (CFI) e com recursos adicionais do Governo do Estado, totalizam um investimento de R$ 3,605 bilhões. Esses trens têm como principal objetivo suportar a extensão da Linha 2-Verde até a Penha, na zona leste, e posteriormente até Guarulhos. As linhas 1-Azul e 3-Vermelha também serão beneficiadas com os novos trens.

Prazos de entrega e condições do contrato

A empresa vencedora da licitação será aquela que apresentar o menor preço. O primeiro trem deverá ser entregue 21 meses após a assinatura do contrato, com um cronograma de entregas mensais subsequentes. Em seis meses específicos, serão entregues dois trens por mês, resultando na entrega total de 44 trens em até 58 meses.

Benefícios para os usuários do Metrô

A aquisição destes 44 novos trens visa atender à crescente demanda por transporte público em São Paulo, aumentando significativamente a capacidade de transporte e reduzindo os tempos de espera. Os novos trens serão equipados com tecnologia de ponta, incluindo sistemas de eficiência energética e recursos de segurança avançados, proporcionando maior conforto e uma experiência moderna para os usuários do Metrô.

Deixe um comentário