A recente concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Grupo Comporte, que também assumirá a operação do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, trará mudanças significativas para os passageiros. Uma das alterações mais impactantes será a descontinuação do serviço 710, que atualmente oferece viagens diretas entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, eliminando a necessidade de baldeação no Brás.
Descontinuação do Serviço 710
O serviço 710, implementado em 2021, facilitou a vida dos passageiros ao permitir viagens contínuas sem a necessidade de transferências na estação Brás. No entanto, a CPTM anunciou que esse serviço será descontinuado quando a Linha 11-Coral for estendida até a Estação Palmeiras-Barra Funda. O prolongamento da Linha 11-Coral, que atualmente vem de Mogi das Cruzes, substituirá o trecho entre Luz e Barra Funda, que deixará de ser atendido pela Linha 7-Rubi.
Alternativas para os passageiros
Com a descontinuação do serviço 710, os passageiros terão que desembarcar na Barra Funda, mas contarão com novas opções de transporte. A Linha 11-Coral oferecerá uma frequência menor, com intervalos de aproximadamente 4 minutos, em comparação com os 5 minutos e meio do serviço 710. Além disso, os usuários poderão utilizar o Expresso Aeroporto e as linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM para continuar suas viagens.
Alterações na Linha 10-Turquesa
A Linha 10-Turquesa, por sua vez, terá a estação da Luz como ponto final, operando no trajeto Luz-Rio Grande da Serra. Segundo comunicado da CPTM ao site Via Trolebus, “o Serviço 710 continuará operando até a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda. Após este prazo, a Linha 10-Turquesa passará a operar no trajeto Luz-Rio Grande da Serra, e as alternativas para quem desembarca da Linha 7-Rubi na Estação Palmeiras-Barra Funda serão o Expresso Aeroporto e as Linhas 11-Coral da CPTM e 3-Vermelha do Metrô.”
Previsão de implementação da Linha 11 na Barra Funda
De acordo com o relatório de empreendimentos da CPTM de maio, a extensão da Linha 11-Coral até a Barra Funda está prevista para o segundo semestre de 2024. Esta mudança visa melhorar a conectividade e reduzir os tempos de espera, oferecendo uma alternativa eficiente para os passageiros afetados pela descontinuação do serviço 710.