A cidade de São Paulo se prepara para uma semana de mudanças climáticas significativas, com a previsão de uma “gangorra” nas temperaturas nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, o calor dará uma trégua a partir da terça-feira (14), mas retornará a partir da quinta-feira (16), após o deslocamento de uma frente fria.
A frente fria que se aproxima no início da semana deve enfraquecer o bloqueio atmosférico que tem dominado boa parte do interior do país desde o início do mês. Após uma segunda-feira (13) com poucas nuvens e máxima de 31ºC, espera-se uma queda na temperatura e a possibilidade de chuvas isoladas entre a terça e a quarta-feira (15), marcando o retorno das precipitações após mais de 20 dias de estiagem na capital.
Na terça-feira, está prevista uma mudança brusca nas temperaturas, com mínimas entre 17ºC e 18ºC e máximas de 22ºC a 24ºC. A tendência se mantém na quarta-feira, com mínimas entre 14ºC e 17ºC e máximas de 20ºC a 22ºC, acompanhadas de chuva fraca, segundo o Inmet.
Entretanto, essa mudança não será duradoura, e a partir de quinta-feira (16), as temperaturas voltam a subir, com uma previsão de mínima de 16ºC e máxima de 29ºC. Na sexta-feira (17), os termômetros devem oscilar entre 20ºC e 30ºC.
Apesar das chuvas esperadas, as precipitações mais intensas devem ocorrer no litoral paulista, enquanto a umidade em São Paulo terá variação entre 100% e 55% entre terça e quarta-feira, diminuindo para 35% a partir da quinta-feira, conforme o Inmet.
Em resumo, essa semana promete ser marcada por flutuações nas temperaturas, com uma frente fria temporária trazendo chuvas e queda de temperatura, seguida pelo retorno do calor a partir de quinta-feira.