São Caetano do Sul celebra seis meses de operação do sistema Tarifa Zero nos ônibus municipais

A Prefeitura de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, divulgou nesta segunda-feira, 20 de maio de 2024, um balanço dos primeiros seis meses de operação do sistema Tarifa Zero para todos os passageiros nos ônibus municipais. Desde o início do programa, em 1º de novembro de 2023, a demanda diária de passageiros aumentou impressionantes 320%, passando de aproximadamente 22 mil para 72 mil usuários. No total, quase nove milhões de passageiros (8,7 milhões) foram transportados nesse período.

A administração municipal também destacou o aumento do número de ônibus da concessionária Vipe (Viação Padre Eustáquio) operando na cidade, que subiu de 42 para 57 veículos. Entre estes, dois atendem a nova linha Circular Universitário. Em dezembro de 2023, foram entregues cinco novos ônibus equipados com wi-fi e ar condicionado, que cumprem a tecnologia Euro 6, emitindo menos poluentes.

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, comentou sobre o impacto positivo do programa: “São Caetano atingiu uma estabilidade econômica que permitiu lançarmos um projeto desta envergadura, o qual impacta de forma muito positiva a mobilidade, o aspecto social, o meio ambiente e a economia da cidade, tanto para o empregador quanto para o empregado”.

O sistema Tarifa Zero é sustentado por três pilares fundamentais: social, econômico e ambiental. Socialmente, a gratuidade beneficia especialmente aqueles que mais precisam. Economicamente, o programa alivia a folha de pagamento das empresas. Ambientalmente, reduz a quantidade de carros nas ruas, diminuindo a poluição.

Para controlar a demanda, os usuários ainda precisam passar pelas catracas. Esse novo sistema exigiu uma abordagem diferente no planejamento das linhas de ônibus. O secretário de Mobilidade Urbana, Diego Santo Vido Faria, explicou que, devido ao dinamismo do programa, ajustes frequentes são necessários. Uma consultoria foi contratada para otimizar o remanejamento das 10 linhas existentes, adaptando-as para atender melhor os novos padrões de deslocamento.

Os passageiros podem acompanhar pelo aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones, o horário de chegada dos ônibus, localização dos pontos e as linhas que atendem ao seu destino. O aplicativo geolocaliza o usuário, mapeia os pontos de ônibus mais próximos e detalha itinerários, mostrando em tempo real quanto tempo falta para o ônibus chegar.

Deixe um comentário