Programa Giralivro Especial: promovendo conscientização sobre abuso e exploração sexual infantil

Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, a EMTU e a concessionária BR Mobilidade, em parceria com a Secretaria da Mulher de Santos, estarão realizando um Programa Giralivro Especial na Estação Ana Costa do VLT. Este evento tem como objetivo celebrar o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que ocorre em 18 de maio, e faz parte da programação da Comissão de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil de Santos do Maio Laranja.

A renomada escritora Christiane Andréa, conhecida por suas obras sobre o tema, estará presente no evento para conversar com os passageiros e comentar trechos de seus livros. Além disso, será distribuído material informativo direcionado a crianças e adolescentes, como parte dos esforços para conscientizar sobre a importância da prevenção e autoproteção contra violências dessa natureza.

Christiane Andréa é uma educadora em Sexualidade e Mestre em Educação, atuando também como ativista na temática da autoproteção e prevenção das violências contra crianças e adolescentes. Autora do livro “Vamos Conversar?” e do ebook “Vamos Conversar Mamãe?” sobre violência sexual infantil, ela também é poetisa e já publicou contos, crônicas e poesias em diversas coletâneas.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000 para lembrar o trágico caso de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em 18 de maio de 1973.

O programa Giralivro da EMTU é uma iniciativa de incentivo à leitura entre os passageiros do transporte metropolitano. Desde 2016, o programa vem sendo realizado na Região Metropolitana de São Paulo, e em 2023 foi expandido para a Baixada Santista, com prateleiras instaladas em seis estações do VLT. Ao longo dos anos, mais de 35 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros, promovendo o acesso à leitura e o compartilhamento de conhecimento.

Deixe um comentário