Prazo para regularização eleitoral termina nesta quarta-feira: veja o que fazer

O prazo para resolver pendências com a Justiça Eleitoral ou tirar a primeira via do título de eleitor termina nesta quarta-feira (8). Para quem mora no Rio Grande do Sul, o prazo foi prorrogado por mais 15 dias.

Os serviços eleitorais podem ser realizados pela internet, na página da Justiça Eleitoral, ou presencialmente, nos cartórios eleitorais em todo o país.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Alistamento eleitoral: De janeiro a abril deste ano, mais de 5,9 milhões de requerimentos foram registrados pela Justiça Eleitoral. Esses incluem serviços como a primeira via do título de eleitor, mudanças no cadastro e transferências de domicílio eleitoral.

    Quais serviços podem ser realizados até o fechamento do cadastro? Até esta quarta-feira, os cidadãos podem:

    • Fazer o pedido do primeiro título de eleitor;
    • Regularizar em caso de título cancelado ou suspenso;
    • Pedir a transferência de domicílio eleitoral;
    • Atualizar dados pessoais;
    • Mudar o local de votação dentro do mesmo município.

    Os procedimentos podem ser feitos pela internet, exceto para quem precisa da primeira via do título ou regularização sem biometria registrada.

    Documentação necessária: Para tirar o título de eleitor, é necessário documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e comprovante de quitação militar para homens.

    O que acontece com quem não regulariza as pendências? Os eleitores podem ter dificuldades com documentos e serviços públicos do dia-a-dia, como tirar passaporte, ingressar em universidade pública ou obter empréstimos em instituições públicas.

    Eleições: O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos. Jovens entre 16 e 18 anos têm voto facultativo. Em outubro, serão realizadas eleições para prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do país.

    Deixe um comentário