20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

Obras da Linha 6-Laranja podem atrasar até 2028, revela documento da concessionária

De acordo com um documento público divulgado pela concessionária Linha Uni, as obras da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, em construção pela Acciona, podem enfrentar ainda mais atrasos, com a possibilidade de serem entregues por completo apenas no ano de 2028. O documento aponta que problemas geotécnicos resultaram em um acréscimo de 1096 dias além do prazo inicial previsto para a entrega das 15 estações, que ligam a Brasilândia até São Joaquim, no centro da capital paulista.

Esse aumento no prazo começaria a contar a partir de 2025, data inicialmente informada pelo então governador João Doria em 2020, quando anunciou a retomada das obras. Na ocasião, Doria afirmou que o tempo de construção seria de cinco anos, sem obstáculos para efetuar os trabalhos.

Caso essa projeção se confirme, o metrô cruzando a Zona Norte só estaria pronto no próximo governo, o que pode não agradar à gestão atual, que esperava contar com a linha operando da Brasilândia até a estação Perdizes, com oito paradas no caminho, especialmente durante o período eleitoral.

A concessionária em breve terá uma resposta sobre o pedido de reequilíbrio financeiro do contrato para a construção da linha devido a esses riscos geotécnicos.

Em resposta, a Secretaria de Parcerias em Investimentos destacou que o cronograma divulgado pelo governador Tarcísio de Freitas, onde a entrega da linha será feita por completo até 2027, está mantido. Ressaltou também que assumir custos financeiros adicionais é previsto no contrato de concessão e é uma prática comum em projetos de infraestrutura.

A nota do Governo de São Paulo informou que a concessionária está realizando estudos para agilizar a entrega do empreendimento diante dos riscos geotécnicos, modificando o método de construção e ampliando os esforços e recursos aplicados. Conforme acordado, a operação parcial entre Brasilândia e Perdizes deve iniciar em 2026, com a entrega total até o centro da capital em abril de 2027.

Com informações do site Diário dos Trilhos.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS