Nova lei visa garantir paradas obrigatórias no transporte público e impor sanções às empresas

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade para os motoristas do transporte público de pararem nos pontos determinados para embarque e desembarque de passageiros. Caso essa determinação não seja cumprida, as empresas responsáveis pelo transporte estarão sujeitas a sanções legais. O regulamento que detalhará essas sanções deverá ser elaborado até 60 dias após a publicação da lei.

Principais pontos do Projeto de Lei

Obrigatoriedade de parada:

  • Motoristas de transporte público devem parar nos pontos designados para embarque e desembarque.

Sanções:

  • Empresas estarão sujeitas a sanções legais em caso de descumprimento;
  • Detalhes das sanções serão estabelecidos em um regulamento a ser criado dentro de 60 dias após a publicação da lei.

Denúncias:

  • Reclamações e denúncias poderão ser feitas de forma anônima para evitar retaliações aos consumidores.

Dispensa de parada:

  • A obrigatoriedade de parada é dispensada quando não houver passageiros para embarque ou desembarque.

Tramitação do projeto

O projeto, que é um substitutivo apresentado pelo deputado Aureo Ribeiro ao projeto original do ex-deputado Alexandre Frota, inclui um novo artigo na Política Nacional de Mobilidade Urbana. A proposta tramita em caráter conclusivo e deverá passar ainda pelas comissões de Viação e Transportes, de Constituição e Justiça, e de Cidadania antes de ser votada no plenário.

Justificativa do projeto

Segundo o deputado Aureo Ribeiro, o objetivo é garantir que os cidadãos possam chegar aos seus destinos no horário previsto, sem atrasos causados pela falta de cumprimento das paradas pelos motoristas. O projeto visa combater a irresponsabilidade dos prestadores de serviço que, ao não pararem nos pontos determinados, fazem com que os passageiros passem mais tempo esperando pelo transporte.

Essa medida busca melhorar a eficiência e a confiabilidade do transporte público, beneficiando os usuários que dependem deste serviço para cumprir seus compromissos diários.

Deixe um comentário