Governo de São Paulo publica decreto de desapropriação para expansão da Linha 2-Verde do Metrô

O governo de São Paulo publicou nesta sexta-feira, um Decreto de Utilidade Pública (DUP) para a desapropriação de imóveis localizados entre as ruas Juatuba e Aecri. Esta medida é essencial para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô em direção à Zona Oeste da capital paulista.

Assinado pelo vice-governador em exercício como governador, Felício Ramuth, o decreto detalha que a desapropriação visa a implantação de uma nova estação e estruturas de ventilação e saída de emergência da Linha 2-Verde. Este projeto é fundamental para a continuidade da linha até a região de Cerro Corá, depois de Vila Madalena, onde está prevista uma futura conexão com a Linha 20-Rosa do ABC, ligando Santo André à região da Lapa.

Objetivo da desapropriação e impacto na comunidade

De acordo com o documento oficial, a desapropriação é uma etapa crucial para a construção e adequação do Poço de Ventilação, uma obra vital para a expansão do metrô. As despesas relacionadas ao processo serão custeadas com verba própria da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. O governo também está autorizado a invocar o caráter de urgência no processo judicial, permitindo que as desapropriações possam ocorrer de maneira mais ágil. No entanto, há possibilidade de que algumas desapropriações ocorram de forma amigável.

Localização e benefícios da nova estação

A futura estação Cerro Corá, planejada para ser o ponto final da Linha 2-Verde, estará situada no encontro das ruas Antônio Borba, Pedro de Souza Campos Filho e Sebastião Caleiro. A extensão operacional até a Rua Aecri incluirá pátios de manobra e estacionamento para os trens.

Estima-se que a nova estação atenderá cerca de 70 mil passageiros por dia, número que pode mais que dobrar para 150 mil com a integração com a Linha 20-Rosa do ABC. O trajeto entre a atual estação terminal Vila Madalena e a futura estação Cerro Corá será de aproximadamente 1,4 km.

Perspectivas e cronograma

Apesar do avanço significativo nos preparativos para a expansão, ainda não há uma data oficial para o início das obras na Zona Oeste. No entanto, a publicação do DUP marca um passo importante na direção da melhoria da infraestrutura de transporte público em São Paulo, prometendo maior conectividade e eficiência para milhares de paulistanos.

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