20.2 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

Governo estadual estuda alternativas para rota do trem entre São Paulo e Baixada Santista

O trajeto ferroviário entre São Paulo e a Baixada Santista está em vias de passar por mudanças significativas, com a possibilidade cada vez menor de seguir pelo eixo do ABC e Paranapiacaba. Em resposta a essa necessidade de modernização, o governo estadual demonstra estar disposto a investir na construção de uma nova ferrovia.

De acordo com declarações do secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, ao jornal “A Tribuna“, o estudo de viabilidade para o trem entre São Paulo e Santos pode ter início no próximo mês. Benini ressaltou que a proposta é explorar uma rota que desça a serra pelo extremo sul de São Paulo, passando pelo bairro de Parelheiros até chegar em Mongaguá e posteriormente seguindo por uma ferrovia atualmente desativada até São Vicente e Santos.

Benini enfatiza que, do ponto de vista técnico, a rota é viável. “Tecnicamente, é possível. Achamos um caminho onde consigo descer o trem. Então, a parte técnica deixou de ser problema.” Com a viabilidade técnica já adiantada, o governo planeja formalizar a contratação dos estudos ainda no meio do ano, dando início aos estudos necessários para a implementação do projeto.

Ainda não está claro o ponto de partida dos trens em São Paulo. Entre as alternativas propostas estão a possibilidade do trem partir da Estação Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda, ou até mesmo por uma nova ferrovia partindo próximo da Estação Santos-Imigrantes da Linha 2-Verde do Metrô.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS