Governo estadual estuda alternativas para rota do trem entre São Paulo e Baixada Santista

O trajeto ferroviário entre São Paulo e a Baixada Santista está em vias de passar por mudanças significativas, com a possibilidade cada vez menor de seguir pelo eixo do ABC e Paranapiacaba. Em resposta a essa necessidade de modernização, o governo estadual demonstra estar disposto a investir na construção de uma nova ferrovia.

De acordo com declarações do secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, ao jornal “A Tribuna“, o estudo de viabilidade para o trem entre São Paulo e Santos pode ter início no próximo mês. Benini ressaltou que a proposta é explorar uma rota que desça a serra pelo extremo sul de São Paulo, passando pelo bairro de Parelheiros até chegar em Mongaguá e posteriormente seguindo por uma ferrovia atualmente desativada até São Vicente e Santos.

Benini enfatiza que, do ponto de vista técnico, a rota é viável. “Tecnicamente, é possível. Achamos um caminho onde consigo descer o trem. Então, a parte técnica deixou de ser problema.” Com a viabilidade técnica já adiantada, o governo planeja formalizar a contratação dos estudos ainda no meio do ano, dando início aos estudos necessários para a implementação do projeto.

Ainda não está claro o ponto de partida dos trens em São Paulo. Entre as alternativas propostas estão a possibilidade do trem partir da Estação Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda, ou até mesmo por uma nova ferrovia partindo próximo da Estação Santos-Imigrantes da Linha 2-Verde do Metrô.

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