Apesar do leilão das rodovias Mogi-Dutra, Mogi-Bertioga e Padre Manuel da Nóbrega sob o modelo de Parceria Público-Privada (PPP), o governo estadual planeja investir anualmente R$ 180 milhões nessas estradas. Esse montante tem o objetivo de manter as tarifas em níveis justos e garantir os investimentos necessários por parte do consórcio vencedor, o Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI).
O secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, ressaltou que o modelo de PPP é a melhor alternativa para assegurar os investimentos e melhorias em infraestrutura. Ele destacou que, individualmente, os trechos das rodovias seriam deficitários e precisariam de aportes do governo para operar. O Estado fornecerá o financiamento para manter as tarifas acessíveis.
O consórcio Novo Litoral arrematou 213 quilômetros de estradas em 16 de abril, com um contrato estimado em R$ 4,3 bilhões e um prazo de concessão de 30 anos. Benini detalhou os planos de obras para a região da Baixada Santista, incluindo melhorias significativas na Padre Manuel da Nóbrega, como a construção de marginais conectando trechos e a implementação de dispositivos para travessias seguras.
Para os moradores locais, Benini garantiu que não haverá cobrança de pedágio, destacando que o tráfego local será gratuito. Os usuários de longa distância pagarão cerca de R$ 0,20 por quilômetro percorrido, promovendo uma distribuição justa de tarifas.
As sete praças de pedágio previstas serão implantadas com um sistema free flow, dispensando cancelas e filas. Benini enfatizou que o governo busca expandir esse modelo em todo o estado até 2026, embora reconheça os desafios em garantir que as concessionárias não sofram perdas financeiras com a transição. No entanto, as primeiras praças free flow estão previstas para São José do Rio Preto e na Tamoios, em São Sebastião/Caraguatatuba, com conversas em andamento para outras localidades, incluindo o litoral e o Rodoanel.